Destino será apresentado oficialmente em Gramado, e pretende estimular o turismo rural em uma das maiores regiões produtoras de café do país




Atualmente, estão em andamento visitas técnicas em vários locais do município, para que algumas fazendas sejam mapeadas e preparadas para receber os visitantes. Foto: divulgação/Sebrae-MG

Da redação da Rede Hoje

Um projeto que pretende estruturar o destino turístico para que o visitante possa ter a experiência em conhecer a produção do café de excelência, no bioma do Cerrado, e todo o processo de inovação e tecnologia utilizado pelos produtores vai ser lançado em novembro, em Gramado-RS. A iniciativa é do Sebrae Minas, em parceria com diversas entidades e instituições do município de Patrocínio, no Alto Paranaíba.

A intenção é oferecer um roteiro turístico para que os apreciadores de café possam vivenciar uma experiência memorável na Região do Cerrado Mineiro, a primeira Denominação de Origem (DO) de cafés do Brasil.

De acordo com o analista do Sebrae Minas Renato Moreira, a experiência da nova rota turística estará integrada à capacitação dos restaurantes e bares de Patrocínio, bem como da rede hoteleira. “A proposta é unir toda a cadeia produtiva associada ao turismo para que esteja preparada para receber mais turistas, fortalecendo a governança e tornando o destino mais conhecido pela experiência, história e origem dos cafés produzidos na região”, destaca.

Com amplo know how no turismo de negócios e na produção do café, a Região do Cerrado Mineiro avança para oferecer uma experiência a mais aos turistas. As reuniões de planejamento tiveram início em abril deste ano com a participação de uma consultoria especializada no desenvolvimento de produtos turísticos.

Atualmente, estão em andamento visitas técnicas em vários locais do município, para que algumas fazendas sejam mapeadas e preparadas para receber os visitantes.

O lançamento oficial da Rota do Café do Cerrado Mineiro será durante o “Festuris Gramado”, o maior evento do país para promoção de destinos turísticos, marcado para os dias 9 a 12 de novembro, no Rio Grande do Sul.

Para o superintendente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Juliano Tarabal, o turismo é fundamental para uma região que possui uma Denominação de Origem (DO), pois gera conexão direta com o consumidor. “Esse projeto já era parte do nosso plano estratégico e estávamos esperando o momento oportuno para lançá-lo. Com dez anos da certificação da DO, temos uma marca mais madura e pronta para ser apresentada ao mercado, com empreendimentos mais preparados e com boa estrutura para quem visita a região”, explica.

Já o cafeicultor e diretor de agronegócios da Associação Comercial e Industrial de Patrocínio (Acip), Roger Montanari, destaca que o novo roteiro vai beneficiar a região, gerando mais empregos e renda. “Patrocínio é o município com uma das maiores produções de café do Brasil, e conta com a mais moderna tecnologia e as melhores práticas sustentáveis que existem. Creio que essa rota será uma oportunidade para que os visitantes conheçam in loco todo o processo de produção do café”, salienta.

Além do Sebrae Minas e Federação dos Cafeicultores do Cerrado, também participam da ação representantes da Acip/CDL, Expocaccer, Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio (Acarpa), Associação dos Pequenos Produtores do Cerrado Mineiro (Appcer), prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo de Patrocínio e Circuito Turístico Caminhos do Cerrado.


Com informações da Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação


Todas as notícias