Nova presidente diz que casos de autismo crescem, prefeito e secretários dizem que estão agindo e apresentação dos autistas impressiona




Apresentações das crianças autistas arrebataram a platéia. Foto: Divulgação PMP


Da Redação da Rede Hoje

Foi emocionante a cerimônia de apresentação e posse da nova diretoria da Associação de Voluntários e Pais de Autistas de Patrocínio e Região – TEAcolher, gestão 2023/2025, ocorrida nesta quinta-feira (31) na Câmara Municipal de Patrocínio. “Os casos de autismo vem aumentando gradativamente, hoje nós temos um para 36 e a cada vez, mais a gente consegue identificar os sinais. O quanto antes a gente identificar esse transtorno, melhor a gente consegue um desenvolvimento para as crianças e evitando muitos desgastes angústias e sofrimento de um futuro”, disse a nova presidente do TEAcolher, Daniela Aparecida dos Reis.

Foram feitas apresentações musicais dos filhos de membros da TEAcolher, que deram um toque de magia na cerimônia. A reportagem da Rede Hoje TV, registrou tudo e trará os detalhes este evento em vídeo.



Emoção e aplauso a cada apresentação. Foto: Divulgação PMP

Depois das apresentações foi empossada a Diretoria Executiva, que ficou assim: presidente, Daniela Aparecida dos Reis; vice-presidente, Aline Kelly Santos Pereira; tesoureiro, Camilo dos Santos Guimarães; secretária, Márcia Aparecida Pereira Dias. Conselho Deliberativo: presidente, Luiz Henrique de Oliveira; secretária, Luciana de Paiva Arantes Reis; 1º membro, Kamila da Cunha Melo; 2º membro, Maria Goreti da Silva; 3º membro, Marcilene Pereira da Silva Borges. E, por fim, o Conselho Fiscal: 1º membro, Gilmar Pereira da Silva; 2º membro, Maria Suely da Silva; 3º membro, Vânia Almeida Brito Machado.

Nos discursos: sinceridade e mais emoção


A nova presidente do TEAcolher, Daniela Aparecida dos Reis. Foto: Rede Hoje


A nova presidente do TEAcolher, Daniela Aparecida dos Reis, deixou seu coração falar. Afinal, o que expunha ali na tribuna da Câmara, grande parte das pessoas presentes entendia e sentia. Algumas pessoas chegaram às lágrimas. Falou das dificuldades da associação, do sonho de conquistar a sede própria, da participação dos pais e da ajuda do serviço público, através de seus equipamentos.

A Rede Hoje disse que “é importante contar com a política que é o nosso carro-chefe para conseguir cada vez mais recursos para ajudar principalmente no tratamento das crianças, que é um tratamento bem caro”. Segundo a presidente, “os casos vem aumentando gradativamente, hoje nós temos um para 36 e a cada vez mais a gente consegue identificar os sinais. O quanto antes a gente identificar esse transtorno, melhor a gente consegue um desenvolvimento para as crianças e evitando muitos desgastes angústias e sofrimento de um futuro”, explicou.

Leandro Caixeta, presidente da Câmara disse que são várias pessoas que procuram o seu gabinete para resolver questões relacionadas ao TEA. Deu exemplo do caso de uma avó, que o procurou muito preocupada com o neto. Disse que todos os vereadores tem se esforçado para tentar ajudar estas pessoas.

Secretário emocionado


Luiz Eduardo Salomão, secretário municipal de Saúde. Foto: Rede Hoje


Luiz Eduardo Salomão, secretário municipal de Saúde, cujas duas filhas mais novas foram diagnosticadas com TDH destacou: “Sei as dificuldades, anseios e lutas diárias complicadas, mas também sei das conquistas”, falou da tribuna emocionado. À Rede Hoje disse que está apoiando a Associação TEAcolher. “Temos que ser parceiros desde o diagnóstico, passando pelo processo de tratamento e o acompanhamento pela Secretaria de Educação”. Enalteceu o trabalho da deputada Maria Clara, hoje da presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Espectro Autista, que agrega esse trabalho de Patrocínio.

Primeira-dama



Labibe Marra, primeira-dama do município. Foto: Rede Hoje 

A primeira-dama Labibe Marra, representou sua filha, a deputada estadual Maria Clara Marra, presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Espectro Autista. Contou o caso do irmão que tem um pouco mais de 40 anos e é autista. Falou que ele hoje trabalha, tem atividades e contou a convivência complicada.

O prefeito Deiró Marra também esteve presentes e enfatizou a importância do poder público estar ao lado da causa. “O meu compromisso enquanto gestor público é de estar ao lado, de buscar solução, transformar palavras em ações. O poder público tem que ser ferramenta de inclusão dessas pessoas muito especiais, que são essas crianças e adultos que estão nessa condição. A Labibe foi muito feliz quando disse que as pessoas hoje querem incluir, falou do orgulho dela de representar uma filha, mas o maior orgulho é esse de um pai, que tem um filho autista, saber que ele se realiza e está incluído na sociedade”, finalizou o prefeito.

A força do SMAEE

Nós ouvimos algumas pessoas — que estão na reportagem em vídeo — como Emerson Caixeta, secretário municipal de Educação, que disse à Rede Hoje que o por meio do CMAEE (Centro Municipal de Apoio Educacional Especializado), o município oferece suporte às redes de educação, realizando avaliações e atendimentos para crianças com esse e outros transtornos. “Trabalho esse, reconhecido e valorizado por vários municípios da região e por profissionais tanto da área da educação quanto da saúde, sendo os relatórios dos membros da equipe, alvos de elogios, inclusive, por PHDs da neuropediatra”, explicou.

Emerson Caixeta explicou também que a “Secretaria oferece aos alunos que apresentem laudos nas escolas municipais atendimento, acolhimento e cuidado”



Nícolas Elias, representando sua irmã, deputada federal Greyce Elias. Foto: Rede Hoje

Nícolas Elias

Nícolas Elias, representando sua irmã, deputada federal Greyce Elias, também deu importantes informações ao público presente. Recebeu de Greyce a informação que o Projeto de Lei 1764/21 que confere validade indeterminada aos documentos médicos que atestam o transtorno do espectro autista foi aprovado na Câmara dos Deputados. O objetivo é eliminar a necessidade de renovação periódica de atestados e outros documentos médicos de pessoas com autismo. A proposta é do deputado licenciado Luiz Carlos (AP).

FOTOS ABAIXO, REGISTROS DO EVENTO PELA ASCOM|PMP



Todas as notícias