O prefeito colocou nas redes sociais pesquisa para que a população escolha a espécie que sera usada na arborização da Avenida Dom José André Coimbra

Além de Palmeira e Ipê, o prefeito coloca Oiti, como opção dada pela Secretaria do Meio ambiente de Patrocinio. Foto: Coronel Fabriciano, MG

Da Redação da Rede Hoje

O prefeito de Patrocínio, Deiró Marra (foto), pelo jeito acatou a sugestão da Rede Hoje e promoveu uma pesquisa nas redes sociais. A postagem da reportagem foi às 10h40 e a pesquisa do prefeito por volta das 16h. Além de Palmeira e Ipê, citadas na matéria, o prefeito coloca a árvore Oiti, como opção dada pela Secretaria do Meio ambiente de Patrocinio

Oiti
A terceira espécie citada por Deiró Marra é 
originária da Mata Atlântica, popular nas áreas urbanas, é muito utilizada na arborização de várias cidades brasileiras do Nordeste e outras diversas regiões do país. Seu mastro tem madeira resistente, de enorme permanência, aconselhável para a construção civil, estacas, postes, dormentes, construções de paquetes e vários outros usos.

O seu fruto é uma drupa elipsoide ou fusiforme, de casca enrugada marrom escuro quando madura, com cerca de doze a dezesseis centímetros de comprimento e com caroço volumoso e oblongo. A polpa é doce, pastosa, "areada" feito uma pinha, enjoativa. Apresenta coloração amarela atraente, e a polpa tem uma cor de ocre puxando para o amarelo fosco. A fachada do tronco tem pigmentação acinzentada e o caule (distância do solo às primeiras ramificações do tronco) é moderadamente curto em relação ao tamanho da copa. As infrutescências são distintas e ocorrem em tons de creme, parcialmente ocres.


Nos ciclos chuvosos e de temperatura estável, pintas foliares arredondados como meio claro, despreza seu valor paisagístico. A mesma se dissemina através de sementes e possui grande eficácia de resistência a locais com excesso de monóxido de carbono expelido pelos veículos.

É uma planta acumuladora de silício (50% do tronco é composto por SiO2) e suas cinzas são utilizadas pelos indígenas brasileiros para a confecção de utensílios de argila visando prevenir rachaduras nas peças

Se você quiser votar, basta acessar aqui.

Na enquete Deiró pergunta a população sobre qual espécie de árvore a prefeitura deve plantar no canteiro central da Avenida Dom José André Coimbra.

Ele escreveu no Instagram: “Estamos prestes a dar vida à nova avenida do Catiguá e queremos que todos vocês estejam envolvidos nesse emocionante capítulo da nossa cidade. A escolha do tipo de árvore que irá embelezar nossa avenida está em suas mãos, e acreditamos que sua participação é vital.”

E dá três opções para a escolha da população: Palmeira Imperial, Ipê e Oiti

Contamos com a sua voz e a sua escolha! Vote e participe ativamente dessa decisão que moldará nossa paisagem urbana. Juntos, estamos construindo um futuro mais verde e harmonioso.” Completa.

                                                                                                                                  Fruta do Oiti





Todas as notícias