A informação foi dada nesta quinta-feira pela Jovem Pan de Patos de Minas, que informou de uma audiência pública em Brasília nesta quinta, convocada pelo deputado federal Zé Vítor




BR365 pode ser iniciada no trecho Patrocínio-Patos antes de Uberlândia-Patrocínio. Fotos: reprodução Rede Hoje

Da Redação da Rede Hoje

Uma audiência publica que acontece nesta quinta-feira (17) em Brasília pode determinar o futuro da duplicação da BR-365, Esta audiência foi convocada pelo deputado federal Zé Vitor (PL). Segundo a reportagem da Jovem Pan de Patos de Minas, o projeto do trecho esta praticamente analisado pelo Denit e que temos esses dois cenários: primeiro a duplicação trecho Patos-Patrocínio pode sair antes do trecho Uberlândia-Patrocínio e segundo que essas obras elas podem ser adiantadas a partir do próximo ano de 2024.

Há muitas questões a ser definidas, entre elas o planejamento de execução da obra. A previsão de início e outros detalhes que são importantes para duplicação da rodovia serão discutidos na audiência pública.

Dnit
De acordo com o repórter Flávio Souza, da Jovem Pan de Patos de Minas, “o diretor-geral do Denit vai participar e, inclusive, apresentar dados mais concretos de como está o planejamento desta obra”. O repórter informou que o diretor geral do Dnit, Fabrício de Oliveira Galvão, disse numa entrevista na quarta-feira (16) que o projeto para esta obra de duplicação já estava praticamente finalizado, quer dizer, não está finalizado ainda, “está praticamente finalizado, e isso quer dizer que ainda há alguns ajustes a serem feitos”, disse a reportagem . A audiência vai definir o que falta para essa obra começar.

O diretor do Denit, Fabrício Galvão, informou à Jovem Pan que as obras de duplicação devem começar a partir do segundo semestre 2024, depois do fim do período chuvoso e que essas obras podem começar antes mesmo da duplicação de Uberlândia a Patrocínio, pela iniciativa privada. Essa duplicação pode sair primeiro.

A Jovem Pan informa também que a duplicação da BR-365 até Patos de Minas foi uma soma de esforços do prefeito de Patos de Minas Luís Eduardo Falcão Ferreira, “que reuniu lideranças em Belo Horizonte e Brasília para tentar solucionar esse problema que parecia tão insolúvel”, disse Fávio Souza, acrescentando que o deputado federal Zé Vitor conseguiu também a participação do relator do orçamento da União nesta audiência.

O repórter Fávio Souza disse que em Brasília apurou que esses recursos serão liberados o mais rápido possível. O Governo Federal deve liberar esses recursos para ter votação de outros projetos importantes e para contar com o apoio dos deputados que fazem parte do bloco de oposição, “embora Zé Vitor — que pertence ao PL — tenha uma postura mais de independência”. Ou seja, o governo libera esses recursos para garantir que haja apoio para as votações de interesse do governo Lula.

A reportagem diz que o prefeito Falcão de Patos, reuniu as lideranças das regiões do Alto Paranaíba e Noroeste de Minas, para pressionar o Governo Federal para conseguir que esse projeto de duplicação entre Patrocínio e Patos de Minas. “Nós temos esses dois cenários: primeiro a duplicação trecho Patos-Patrocínio pode sair antes do trecho Uberlândia-Patrocínio que é aquele trecho da iniciativa privada que vai ser concedido para uma empresa e lá vai ter pedágio; segundo ponto, que essas obras elas podem ser adiantadas a partir do próximo ano de 2024", concluiu.


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