O programa substituirá mil lâmpadas a vapor por lâmpadas de LED e não haverá contrapartida do Município; as obras começam pelas principais avenidas da cidade.

Da Redação da Rede Hoje

A iluminação pública de Patrocínio sofrerá mudanças. Mil lâmpadas estão sendo instaladas começando pelas principais avenidas da cidade. A definição aconteceu sexta-feira (11), quando se reunião na Secretaria Municipal de Obras, o secretário Wellington Fernandes (Mamazão), e o gerente regional da Cemig, Ronaldo (não foi informado o nome completo).

De acordo com informações da Assessoria de Imprensa do Governo Municipal, durante o encontro, o gerente regional da Cemig informou que a cidade será integrada ao programa Minas LED, que tem o intuito de substituir as lâmpadas a vapor por lâmpadas de LED.

Onde haverá mudança

Ao todo serão instaladas mil lâmpadas LED. A instalação dessas lâmpadas começou pelas Avenidas: Faria Pereira, Marciano Pires, Altino Guimarães, Dom José André Coimbra, João Furtado de Oliveira e Padre Matias.


Representantes da Cemig estiveram com o secretário de Obras de Patrocínio, Wellington Fernandes (Mamazão). Crédito: Ascom|PMP

A instalação será feita pela empresa Vitaliza Energia. E já começaram as substituições, de acordo com Wellinton Ferandes, Mamazão. O site oficial da Cemig informa que para cada prefeitura, será proposto um cronograma e um plano de trabalho. “O projeto será realizado de forma não simultânea em todos os municípios, mas todos deverão ser atendidos até o fim de 2023”, completa.

Informações da Cemig
No site oficial da Cemig, a empresa explica como funciona do programa. “Com o objetivo de impulsionar a modernização do parque de iluminação pública de Minas Gerais, a Cemig está substituindo cerca de 120 mil luminárias antigas e de alto consumo energético por outras de LED. O projeto Minas Led, como é conhecido, já está em execução e, ainda em 2023, terá beneficiado 490 municípios com a nova iluminação.

De acordo com a legislação, a iluminação pública é de responsabilidade das prefeituras. Por isso, a Cemig estabeleceu uma parceria com os municípios para a substituição dos pontos. Para as localidades contempladas, o Minas LED representa uma oportunidade de redução de custos, já que as luminárias antigas consomem mais energia e reduzem o desperdício do recurso.

Contudo, os principais benefícios serão percebidos pela sociedade: a nova iluminação de LED representa mais segurança nas ruas.

Para a Cemig, o Minas Led é, ainda, um avanço na missão de fortalecer e viabilizar iniciativas que contribuem para o uso seguro e sustentável da energia. Na companhia, esse é o papel desempenhado pelo Programa de Eficiência Energética (PEE). Regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, o PEE atua em diversos segmentos e promove a substituição de equipamentos, como é o caso das luminárias, e na conscientização dos clientes sobre formas de economizar no dia a dia e contribuir para a preservação do meio ambiente”, diz o site oficial.

Sem contrapartidas
A concessionária diz que não será necessária nenhuma contrapartida financeira, e os recursos investidos “serão oriundos do Programa de Eficiência Energética da Cemig. Entretanto, as prefeituras deverão apoiar a Cemig em todas as etapas de implantação do projeto conforme critérios e cronograma definidos no plano de trabalho e termo de cooperação a ser assinado com a Cemig”, informa.

Manutenção
O município continuará responsável pela manutenção da Iluminação Pública. Após o fim das substituições, os municípios também serão responsáveis por acionar as garantias, quando necessário, das luminárias de LED instaladas pela Cemig.


Da Redação da Rede Hoje, com informações da Ascom PMP e do site oficial da Cemig

Todas as notícias