Por suas práticas ambientais, sociais e econômicas, produtores de café de Monte Carmelo, Patos de Minas e Patrocínio, foram destaque no 7º Prêmio Fazenda Sustentável da revista Globo Rural

Fotos: Thiago Rodrigues



Da redação da Rede Hoje

No sétimo ano de realização, o programa “7º Prêmio Fazenda Sustentável”, promovido pela revista Globo Rural, analisou 44 propriedades rurais em suas atividades ambientais, sociais e econômicas e premiou entre eles, quatro produtores de café da Região do Cerrado Mineiro (RCM).

A premiação ocorreu na sexta-feira (21), em São Paulo, reunindo aproximadamente 150 convidados, entre produtores rurais, líderes do setor agropecuário e representantes de diversas cadeias do agronegócio.

Monte Carmelo

A Fazenda Três Meninas, de Monte Carmelo, pertencente aos produtores Marcelo Cocco Urtado e Ana Paula Curiacos Urtado, se destacou, alcançando a posição de finalista na categoria de Pequena Propriedade.

A premiação mostra uma consistência no trabalho e reconhecimento por tudo que beneficia não só a fazenda com as boas práticas ambientais de carbono, sociais e de governança, mas também impacta a sociedade.

Na avaliação de Ana Paula a “ficar entre as fazendas mais sustentáveis do Brasil nos enche de orgulho e ficamos muito contentes de saber que essa melhoria impacta também a comunidade. A gente leva o nome da Região do Cerrado Mineiro, que estava em peso na cerimônia de premiação”, diz.

Também é de Monte Carmelo o segundo ligar na categoria de Pequena Propriedade, a Fazenda Santa Bárbara dos cafeicultores Juliana Rezende Mello e Rafael Ramos Tomas. “A equipe da Fazenda Santa Bárbara é a alma de tudo o que está acontecendo aqui. Esse prêmio abre espaço para que a gente possa compartilhar as práticas sustentáveis e mostrar que é possível", disse Juliana Rezende Mello.

Patrocínio

O terceiro lugar da categoria ficou a Fazenda São Paulo, de propriedade dos produtores João Batista Montanari, Marcelo Montanari e Roger Montanari Patrocínio (MG).

Roger Montanari, gerente administrativo do Grupo Montanari, disse que o prêmio de sustentabilidade contribui para a divulgação das práticas de Agricultura Regenerativa que é a nova forma de produzir, usar a biodiversidade a favor da produção, reduzir a dependência de insumos químicos, criar água e sequestrar carbono. “Essa prática é o futuro da agricultura sustentável e a região do Cerrado Mineiro é o cenário desta transformação", destacou

Patos de Minas

A propriedade de Marcus Heitor de Queiroz e Mariana Heitor, situada em Patos de Minas (MG), conquistou a segunda posição na categoria de Média Propriedade.

"A Fazenda Reserva é uma empresa familiar. Eu sou a terceira geração no agronegócio. Quero agradecer a equipe maravilhosa que tenho na fazenda e a todos vocês que estiveram envolvidos com este prêmio. Estou muito feliz e orgulhosa", disse Mariana Heitor, gestora da fazenda.



Federação

Quatro das 15 propriedades finalistas em nível nacional foram da região, isso para o diretor executivo da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Juliano Tarabal, “demonstra que o Cerrado Mineiro por meio de suas propriedades lideradas pelos seus produtores é hoje uma referência nacional nas práticas ESG e de agricultura regenerativa”, conclui

Processo de avaliação

As inscrições para o 7º Prêmio Fazenda Sustentável tiveram início em agosto do ano passado. Mais de 50 propriedades foram inscritas e 44 delas foram consideradas aptas ao concurso.

O processo de avaliação do Prêmio Fazenda Sustentável ocorreu em três etapas. Na primeira fase, foram coletadas informações essenciais sobre sustentabilidade, como o registro no CAR (Cadastro Ambiental Rural), a situação trabalhista dos funcionários e o uso de técnicas de manejo de baixo impacto ambiental. Na segunda etapa, os classificados passaram por uma seleção mais detalhada, abordando aspectos como a quantidade exata de insumos utilizados em cada cultivo e o volume de ração oferecido aos animais. Além disso, questões sociais, como o perfil dos colaboradores e a inclusão, foram consideradas. Posteriormente, as fazendas selecionadas foram submetidas a visitas técnicas para verificar a veracidade das informações fornecidas. Por fim, uma comissão julgadora composta por especialistas em agronegócio sustentável e que não tem qualquer ligação com os organizadores, analisou os relatórios das visitas técnicas para indicar os grandes vencedores.


Da redação da Rede Hoje com Juliana Bernardes da Assessoria da Federação dos Cafeicultores do Cerrado


Todas as notícias