Na competição são analisados o sabor do queijo, textura, cor e aparência.


O concurso é válido para produtores de todo o estado, desde que legalizados junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA)
Foto: Tereza Boari | Agência Minas

Da Redação da Rede Hoje

O vice-campeão do Concurso Regional Queijo Minas Artesanal do Cerrado é o produtor de Patrocínio, Antônio Lino Rosa. Ele recebeu o prêmio na manhã de sexta-feira (14), na Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária. Além dessa premiação, o produtor conseguiu vaga para a disputa do estadual que vai acontecer na cidade de Coromandel, no dia 06 de setembro.

Na competição são analisados o sabor do queijo, textura, cor e aparência. Por meio do CISPAR – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto Paranaíba, a Prefeitura efetivou a implantação do Serviço de Inspeção Municipal, que possibilita além da adequação sanitária, a ampliação do comércio desses produtos de origem animal em nível regional e federal.

O secretário de Agricultura e Pecuária de Patrocínio, Oswaldo Rodrigues, destacou que Antônio Lino também recebeu um certificado do SISBI POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) e sendo assim consegue vender o seu produto em todo território nacional.

"Isso é muito importante para nós, o primeiro produtor de Patrocínio que tem o selo SISBI. Nós tivemos uma veterinária que está locada no consórcio, ela engajou esse trabalho e nós conseguimos colocar o Antônio com esse registro que é de suma importância para o município. E agradecer mais ainda ao nosso prefeito que teve a visibilidade de aderir ao Consórcio CISPAR", disse o secretário.


Antônio mostra o certificado. Foto:Ascom | PMP


Antônio Lino Rosa reside e produz no distrito de São João da Serra Negra. O produtor ficou entre os cinco primeiros do Concurso Regional, com isso, conseguiu vaga para a disputa do estadual que vai acontecer na cidade de Coromandel, no dia 06 de setembro.

Os dois concursos são realizados pela (Emater–MG), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa). O júri é composto de estudiosos da produção queijeira e por profissionais de gastronomia. Cada produtor inscrito enviou duas peças inteiras de queijo (maturação entre 14 a 30 dias), sem nenhuma informação que torne possível o reconhecimento da marca, da região ou do produtor no momento do julgamento.


Da Redação da Rede Hoje com informações da Ascom PMP


Todas as notícias