A obra na avenida Perimetral segue junto com revitalização da via; loteamentos da cidade terão de cumprir normas




A autarquia está construindo de uma nova rede adutora de abastecimento de água e novas redes coletoras para escoamento do esgoto sanitário e vai cobrar que loteadores cumpram normas. Foto: ascom PMP

Da redação da Rede Hoje

O Daepa – Departamento de Água e Esgoto de Patrocínio — vai cobrar a partir de agora, em todos os loteamentos novos na cidade, o cumprimento de normas para implantação de redes de água e esgoto.

A autarquia também está construindo de uma nova rede adutora de abastecimento de água e novas redes coletoras para escoamento do esgoto sanitário.

Normas para loteamentos

Sobre as normas que serão implantadas nos novos loteamentos da cidade, o superintendente, Ronaldo Correia de Lima, disse à Rede Hoje que ão dá mais para prorrogar. Ele deu exemplo de um loteamento aprovado há alguns anos com 5.500 lotes e capacidade de 300 mil litros de abastecimento. Isso provoca estrangulamento no sistema.

Segundo o superintendente, “a capacidade tem que ser de mil litros por lote. Consequência, tivemos que aumentar a capacidade deste local com ampliação para 1,8 milhão/litros e estamos preparando para construir mais 500 mil litros”, informou

Ronaldo Correia de Lima informa que para aprovar loteamentos agora, “vamos exigir as redes de água e esgoto nas calçadas, pois toda vez que o Daepa tem um reparo a fazer, temos que abrir as ruas e isso danifica o asfalto”. Exemplificou com o bairro mais nobre da cidade, o Martim Barreto, onde tem uma rede de água e esgoto debaixo das casas.

Outra informação é que os loteamentos “tem que ter uma caixa de manobra em cada quarteirão para que toda a região não fique sem água quando formos interromper um determinado ponto”, disse.

O superintendente do Daepa disse também que tem que haver uma previsão em prédios. “Todo prédio tem que ter uma caixa água que o sustente. Não pode ser como em determinados prédios que a entrada de água para é de ¾ e tem 15 saídas de ¾. Claro que vai faltar água”, explicou

Novas

O
 Daepa constrói uma nova rede adutora de abastecimento de água e novas redes coletoras para escoamento do esgoto sanitário. As intervenções estão acontecendo em conjunto com as obras de revitalização da Avenida Perimetral (que engloba as Avenidas Dom José André Coimbra, Altino Guimarães e João Furtado de Oliveira).

Para a construção da nova rede adutora serão utilizadas 450 barras de tubos em PVC de vários diâmetros, registros e conexões em PVC. Já para as novas redes coletoras de esgoto sanitário, que substituirão as redes existentes em manilhas cerâmicas (de barro) que há muito tempo apresentam deterioração, serão utilizadas 1195 barras de tubos em PVC de vários diâmetros, além da construção de poços de visita para inspeção das redes.

Todo o esgoto coletado será transportado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) localizada no Bairro Padre Eustáquio para tratamento, dando a destinação correta para o efluente sanitário gerado pela população, com isso contribui para o meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável.


Todas as notícias