Isso acarreta na verdade os efeitos dominó: não liga energia, não tem como fazer o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), não tem como fazer as vistorias, não tem como fazer ligação de equipamento, isso vai atrasando tudo”, explica o presidente




 Thiago Miranda presidente do Hospital do Câncer de Patrocínio. Foto: Rede Hoje

Da Redação da Rede Hoje

O presidente do Hospital do Câncer de Patrocínio, Thiago Miranda, fez um desabafo grave esta semana durante visita dos vereadores à obra do HC, sediada na Avenida Radialista Pedro Alves do Nascimento, entre os bairros Enéas Aguiar e Jardim Sul. De acordo com o presidente, a unidade, batizada de Instituto de Prevenção de Patrocínio Júlia do Prado, que será a primeira do Hospital de Amor no estado de Minas Gerais, está pronta há seis meses, mas não tem como iniciar o atendimento porque a Cemig está demorando a ligar a energia no HC.

A pedra fundamental para o início da construção da unidade do Hospital de Amor de Barretos, antigo Hospital do Câncer, em Patrocínio, foi lançada no dia 5 de novembro de 2021 e atenderá pacientes com câncer da cidade e de toda a região. Thiago Miranda reclamou que era para ter inaugurado há seis meses, mas não tem como porque o hospital do Câncer está esperando a Cemig.

Isso acarreta na verdade os efeitos dominó: não liga energia, não tem como fazer o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), não tem como fazer as vistorias, não tem como fazer ligação de equipamento, isso vai atrasando tudo”, explica o presidente em entrevista à Rede Hoje.

Vereadores



 Vereadores, secretário de Saúde do Município e imprensa durante visita ao Hospital do Câncer de Patrocínio, ouvem explicações sobre a obra. Foto: Rede Hoje

Thiago Miranda de Oliveira, presidente do Hospital do Câncer de Patrocínio, convidou vereadores e a imprensa para uma visita técnica às obras da instituição de saúde na tarde da segunda-feira, 10/7.

Percorrendo as instalações do HC e do Instituto de Prevenção e vendo de perto o progresso da obra, o grupo recebeu diversas informações dos engenheiros André e Arthur Dias sobre o funcionamento da instituição e de repasses recebidos desde 2015 da gestão de Thiago Miranda.

Porque da visita

Thiago Miranda explicou que, além da visita guiada, “fiz uma apresentação de todo atendimento do hospital, como atende as pessoas, como é esse tratamento e também uma prestação de contas sobre todos os gastos na obra, sobre a etapa que a obra está. Foi muito bom e eu agradeço a todos vocês da imprensa. A gente precisa levar isso à população. Convidei os vereadores para estarem aqui conosco, para que eles, que são os legisladores. Eles são muito importantes nessa nossa história para também entenderem enquanto que nós precisamos deles. Cada um defendendo o hospital”, disse.

Cemig

O presidente do HC de Patrocínio reclamou bastante da concessionaria de energia.

Nós estamos aí recebendo a melhoria da Cemig. Ela fez a melhoria aérea, porém ainda não fez a ligação de subterrânea. Nós precisamos muito para poder ligar os aparelhos, fazer dosimetria, testagem, trazer as pessoas pra cá para poder fazer o treinamento, nossa equipe também. Nós precisamos a questão do AVCB do Corpo de Bombeiros, vigilância sanitária e para isso tudo o hospital já tem que estar ligado. Toda a energia desligada enquanto a Cemig não ligar tudo, isso não acontece. Dependemos da Cemig. A gente não tem como fazer nada. Ou seja, já era para ter inaugurado o Centro de Prevenção, mas ainda não conseguimos por causa desses fatores — explicou Thiago Miranda

O presidente do HC aproveitou a oportunidade para detalhar com minúcias e detalhes do imbróglio do repasse dos R$ 5 milhões para a instituição e explicou de forma didática o que já estava descrito no 'Comunicado Oficial' publicado pelo HC dia 29 de junho.

Enfatizando que não quer entrar em nenhum embate político, pois o Hospital do Câncer precisa de todas as lideranças da cidade —, o presidente do HC, Thiago Miranda contou que o vereador Thiago Malagoli acompanhou de perto todos os trâmites legais de como foram repassados os valores.

Dos 15 vereadores convidados, estiveram presentes o presidente da Câmara, Leandro Caixeta, o líder de governo Natanael Diniz, Raquel Rezende, Valtinho do Jandaia, Paulinho Peúca, Salitre e a assessora parlamentar Tereza Helena Cardoso, representando Thiago Malagoli.

A Administração Municipal foi representada pelo chefe de gabinete Helton Borges e o secretário de Saúde Luiz Eduardo Salomão, que contou que a prestação de contas da aplicação dos R$ 2 milhões por parte da Secretaria Municipal de Saúde foi protocolada na Câmara Municipal.

Da Imprensa estiveram presentes as Rádios Difusora e Módulo, Portilhoonline, Rede Hoje, Maisumonline, Jornal de Patrocínio, Patrocinio Agora, Assessorias Municipais da Prefeitura e da Câmara.


Todas as notícias