Se a Câmara economiza e devolver dinheiro ao município, então nós entendemos que podemos utilizar este recurso na aplicação no Daepa”, disse o prefeito



Deiró Marra na coletiva desta quarta-feira ao lado de Leandro Caixeta, presidente da Câmara Municipal . Foto: reprodução Rede Hoje TV

Da redação da Rede Hoje

O prefeito Deiró Marra convidou a imprensa para uma entrevista coletiva nesta quarta-feira (28/6), um dia depois de duas derrotas significativas na ocorridas nesta terça-feira (27/6) na reunião semanal da Câmara Municipal onde foi revocado o aumento da tarifa de esgoto do DAEPA e não foi aprovado projeto que passava de 11% para 14% a contribuição do funcionalismo municipal para o Ipsem (que é o instituto previdenciário dos funcionários do município).

Em clima belicoso com a oposição — embora os vereadores de situação tenham todos votado contra também —, o prefeito Deiró Marra citou um a um da oposição dizendo que eles trabalham contra o Governo. Com o vereadores da base foi mais tranquilo, mas sempre sem sair seu estilo. “Na segunda-feira nos reunimos aqui com esses vereadores (que são a base do governo), a pedido desses vereadores, porque já há algum tempo eles (vereadores) têm sido cobrados sobre o reajuste”, explicou e acrescentou “temos responsabilidade fiscal, como é que nós vamos fazer os investimentos no departamento de água?”. O prefeito disse que “não pagamos só o esgoto, mas os serviços e a água ao Daepa. A tarifa foi reajustada em primeiro de abril em 16,65%, eu já fiz essa matemática aqui e vamos dizer assim, não adianta ter outro entendimento.”

Só se a Câmara devolver dinheiro

Segundo Deiró, nesta reunião (de segunda-feira) os vereadores colocaram claramente se existia a possibilidade de fazer essa revogação do reajuste. De acordo com o prefeito, a resposta foi “sim, se nós tivermos outra fonte para fazermos os investimentos”, condicionou. “Se a Câmara economiza e devolve ao município, então nós entendemos que podemos utilizar este recurso na aplicação no Daepa”. O prefeito deu a entender que essa seria uma forma de baixar o custo para a população.

Deiró disse que Valtinho Jandaia (presidente anterior da Câmara) devolveu em 2022, R$ 2.586.552,00, mas que esse recurso ainda é insuficientes pois o Daepa precisa em torno de R$ 3,4 milhões por ano.

Eu não vou dizer que a Câmara consiga reduzir tudo isso, mas que ela com um esforço de vocês vereadores que vieram trazer a proposta para reduzir a taxa do esgoto, que também que soma com o município nesse compromisso de reduzir na Câmara as despesas para que a gente possa utilizar”, falou o prefeito e completou: “posso então trazer os investimentos o município não pode pegar esse recurso e investir para pagar folha de pagamento no Daepa não pode pegar esse recurso para pagar fontes de custeio da época e muito menos manutenção isso tem que ser pago 100% com a tarifa arrecadada”, disse.


Todas as notícias