Apicultores da região receberam do Governo entreposto para processamento de até mil toneladas de mel/ano, além de unidade de beneficiamento de própolis e pólen em contêineres.

Foto: divulgação MDR

Da redação da Rede Hoje

O Governo Federal está investindo na expansão da Rota do Mel em Minas Gerais. Por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), foi entregue à Cooperativa dos Apicultores e Agricultores Familiares do Norte de Minas (Coopemapi), na cidade de Bocaiúva, um entreposto para processamento de até mil toneladas de mel por ano, além de uma unidade de beneficiamento de própolis e pólen em contêineres. O investimento foi de R2,5 milhões.

Além disso, o MIDR irá investir outros R3,5 milhões em 25 unidades de extração coletivas de mel em contêineres, que vão beneficiar apicultores de 20 cidades que integram a Rota do Mel. Os recursos são provenientes de um Termo de Execução Descentralizada (TED) feito pelo MIDR para a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Fundado em 3 de outubro de 2017, o Polo de Apicultura do Norte de Minas Gerais conta com cerca de 1,5 mil produtores, organizados em 30 associações, uma cooperativa e uma Câmara Técnica. A produção atual está em, aproximadamente, 1000 toneladas de mel por ano. Para tanto, contam com oito casas de mel, 14 unidades de extração de produtos apícolas e um entreposto de mel espalhados pela região.

"O Polo do Norte de Minas foi o primeiro a ser implantado, de um total de nove polos que temos na Rota do Mel. É importante que a gente consiga estruturar a cadeia produtiva, que é muito promissora nessa região. O mel de Minas Gerais é reconhecido como um produto de excelência", destaca a secretária Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial do MIDR, Adriana Melo.

A secretária destaca a importância do apoio federal aos produtores da Rota do Mel do norte mineiro. "Estruturar essa cadeia produtiva, com uma definição de carteira de projetos prioritários, com investimento nos entrepostos de comercialização, nas casas de extração de mel, vão beneficiar cerca de mil apicultores envolvidos nessa cadeia produtiva, aumentando bastante a renda do produtor", completa a secretária.

O presidente da Cooperativa dos Apicultores e Agricultores Familiares do Norte de Minas, Luciano Fernandes, destaca a importância da parceria com o Governo Federal para a região.

"Com o investimento do MIDR no norte de Minas, por meio da apicultura, foi possível trabalhar na produção, no processamento, e também conseguimos promover abertura de mercado por conta da questão das boas práticas", afirma. "Agora, temos muita gente trabalhando na apicultura, que é uma área essencial para o desenvolvimento da nossa região norte de Minas", completa.

As Rotas

As Rotas de Integração Nacional buscam estimular o empreendedorismo, o cooperativismo e a inclusão produtiva. O objetivo é fortalecer sistemas produtivos já existentes ou potenciais, possibilitando que os produtores trabalhem em conjunto, ganhem escala e possam comercializar com outras localidades, estados e até países. A iniciativa também busca propiciar a inovação, a diferenciação, a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos associados, contribuindo, assim, para a inclusão produtiva, inovação e o desenvolvimento regional.

Atualmente, o MIDR reconhece, em todo o País, seis polos da Rota do Açaí; seis da Rota da Biodiversidade; duas da Rota do Cacau; 15 da Rota do Cordeiro; duas da Rota da Economia Circular; cinco da Rota da Fruticultura; seis da Rota do Leite; nove da Rota do Mel; quatro da Rota da Moda; sete da Rota do Pescado; e quatro da Rota da Tecnologia, Informação e Comunicação (TIC).


Assessoria de Comunicação Social |MDR

Todas as notícias