Desta vez, o índice é de 5,42%, o que representa uma queda de 4,74%, na comparação com a última divulgação do indicador

Da redação da Rede Hoje

O mercado financeiro reduziu as expectativas de inflação, medidas pelo Índice de Preço ao Consumidor (IPCA). Desta vez, o índice é de 5,42%, o que representa uma queda de 4,74%, na comparação com a última divulgação do indicador. Esta é a quarta queda seguida de expectativas de inflação. os dados constam no Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (12) pelo Banco Central.

O IPCA é considerado o índice oficial que mensura a inflação brasileira. Para 2023, a meta de inflação, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), é de 3,25%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual (p.p) para cima, ou para baixo. Portanto, a expectativa de inflação ainda permanece acima da meta.

Em relação ao PIB, há um avanço da projeção pela quarta semana consecutiva, em relação à semana anterior, em 1,84%. O aumento ocorre em vista da divulgação do resultado do Produto Interno Bruto do primeiro trimestre de 2023, em alta de 1,9%.

A projeção do dólar permanece a mesma desde a última semana. A moeda é cotada a R$ 5,10.

Ainda que a expectativa de inflação supere o teto de meta, pode-se dizer que, conjuntamente, os índices de IPCA, PIB e Câmbio, divulgados nesta segunda-feira, indicam melhora da economia brasileira em 2023.


Fonte: Brasil 61


Todas as notícias