O evento será às 15 horas, no auditório da Emater MG.


Tabalhadores no café. Crédito:  | Flikr

Da redação da Rede Hoje

Nesta segunda-feira, 5 de junho, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e o presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro, estarão na Emater-MG, em Belo Horizonte, para assinatura do Protocolo de Intenções pela Adoção de Boas Práticas Trabalhistas e Condições de Trabalho decente na Cafeicultura no Estado de Minas Gerais. O evento será às 15 horas, no auditório da empresa.

O pacto busca aperfeiçoar as condições de trabalho na cafeicultura no estado de Minas Gerais, com objetivo de valorizar e disseminar práticas sustentáveis, com foco na formalização das relações de trabalho e na garantia do trabalho decente.

Um dos itens do pacto é a possibilidade dos trabalhadores que participarem da colheita, ao encerrarem o contrato, voltarem a receber novamente o Bolsa Família. A colheita do café em Minas Gerais se estende até outubro, período em que se registram muitas contratações no campo.

Também participam da assinatura, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), a Confederação Nacional dos Trabalhadores (as) Assalariados (as) Rurais (Contar), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do estado de Minas Gerais (Fetaemg), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Minas Gerais é o maior produtor de café do país. Em 2023, a colheita deve chegar a 27,8 milhões de sacas, o que representa 50,8% da safra nacional.

Fonte: Ascom | Emater-MG


Todas as notícias