O aumento médio para os consumidores de baixa tensão, como residências, comércios e propriedades rurais, será de 15,55%



Preço da tarifa de energia em Minas nas alturas.
 Jukka Niittymaa | Pixabay 

Da redação Rede Hoje


A conta de luz dos consumidores residenciais em Minas Gerais terá um aumento de 14,91%. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou uma Revisão Tarifária Periódica (RTP), que entrará em vigor a partir do próximo domingo, dia 28.

Segundo a Aneel, o aumento médio para os consumidores de baixa tensão, como residências, comércios e propriedades rurais, será de 15,55%. Já para os consumidores de alta tensão, como indústrias, grandes empresas e shoppings, o aumento médio será de 8,94%. No geral, o reajuste médio será de 13,27%.

Segundo o portal G1, dentre os fatores que mais influenciaram o calculado do reajuste, destacam-se os custos com transporte e compra de energia. A revisão tarifária periódica ocorre a cada cinco anos e leva em consideração os investimentos realizados pela distribuidora, os custos operacionais e o reajuste de outros itens da tarifa. O reajuste tarifário anual ocorre quando não há revisão tarifária periódica.

Atualmente, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) atende a 9,1 milhões de consumidores em 774 municípios mineiros. A empresa planeja investir R$ 18,4 bilhões na área de distribuição entre 2023 e 2027, incluindo a construção de aproximadamente 3,5 mil milhas de linhas de distribuição e 136 subestações de energia.


Todas as notícias