As Blitz e as abordagens itinerantes visam retirar de circulação bicicletas motorizadas




As blitz aconteceram na região 1, centro da cidade, a foto mostra a operação na Cesário Alvim.
Foto: divulgação PMP
 
Da redação da Rede Hoje

A Patrulha de Operações da PM em Patrocínio, em conjunto com a Secretaria Municipal de Trânsito (Sestran), realizou Operação Blitz de Trânsito Preventiva e também abordagens itinerantes visando retirar de circulação bicicletas motorizadas.

As operações da Polícia Militar para tirar de circulação as bicicletas motorizadas são arbitrárias? A reposta é não, porque a PM, para disciplinar o trânsito e para evitar acidentes está fazendo fiscalização em conjunto com a Secretaria Municipal de Trânsito (Sestran) e esses veículos são proibidos de circular na cidade.

Foram 30 veículos fiscalizados e vários foram levados ao pátio do Detran, que resultaram nos seguintes números:

02 bicicletas motorizadas removidas;

01 veículo removido (Licenciamento 2021);

01 motocicleta autuada por Escapamento irregular;

03 Inabilitados autuados;

02 condutores com CNH vencida;

03 Alvos da CPH abordados;

09 Ait's lavrados.

Bicicletas Motorizadas: o que diz a lei.

Existem muitas bicicletas motorizadas em circulação no país. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) equiparou tais veículos aos ciclomotores que são semelhantes a motocicletas. De acordo com a resolução 315 do Contran, os ciclo-elétricos (bicicletas motorizadas) são “todos os veículos de duas ou três rodas, providos de motor de propulsão elétrica com potência máxima de 4 quatro quilowatts dotados ou não de pedais acionados pelo condutor, cujo peso máximo incluindo o condutor, passageiro e carga, não exceda a 140 kg e cuja velocidade máxima declarada pelo fabricante não ultrapasse a 50 km/h”.

Para a condução das bicicletas elétricas, é necessário possuir CNH da categoria A ou uma Autorização do Órgão de trânsito. Outra exigência é que elas sejam licenciadas e emplacadas. Mas esse é um problema: como esses veículos não foram produzidos obedecendo à legislação, eles não podem ser licenciados. Desta forma, está proibido seu uso nas vias públicas.

Como o veículo não foi emplacado, as multas o condutor pode se livrar, mas terá que pagar o guincho e a diária no depósito. Para reaver o veículo, ela terá que apresentar a Nota Fiscal da Bicicleta.


                               Veículos de vários tipos foram recolhidos, incluisive bicicletas motorizadas 

O que fazer?

Todos os condutores de ciclomotores devem, além de seguir as leis de trânsito e ter o veículo regularizado junto ao órgão de trânsito, seguir todas as normas de trânsito e usar capacetes. Os ciclomotores e ciclo elétricos devem possuir: espelhos retrovisores, de ambos os lados; farol dianteiro, de cor branca ou amarela; lanterna, de cor vermelha, na parte traseira; velocímetro; buzina e pneus que ofereçam condições mínimas de segurança.

Segundo a Polícia Militar, as bicicletas motorizadas e os ciclomotores que estiverem em desacordo com a legislação serão removidos.

Da redação da Rede Hoje com informações da Agência Brasil, Patos Hoje e Agência Local de Comunicação Organizacional 46°BPM


 

Todas as notícias