O presidente da Câmara Municipal de Patrocínio, vereador Leandro Caixeta, tem adotado uma postura muito inteligente neste início de Legislatura: reuniões setoriais com pessoas de dentro e de fora do legislativo. Se elas darão resultado ainda não se sabe, mas que é um fator positivo da política local, isto não deixa dúvidas.

No mínimo, o presidente da Câmara deixa clara sua capacidade de diálogo e vontade de acertar. Desde o primeiro dia de seu comando à frente do Legislativo Municipal, Leandro Caixeta tem feito estes encontros. Durante as reuniões, entre um cafezinho e outro, o presidente vai expondo suas ideias e ao mesmo tempo ouvindo as de seus interlocutores.

Pode parecer bobagem, mas não é. O objetivo do parlamentar é esse: “conversar”. Essas conversas indicam os caminhos a escolher.  

Na última sexta-feira, 03/02, foi a vez do presidente da Câmara realizar  o 1º Café com os vereadores, como já havia feito com a imprensa e com os funcionários da casa. Este encontro contou com a participação dos vereadores Chiquita, Eliane Nunes, Odirlei Magalhães, Panxita, Professor Alexandre, Roberto Margari e Salitre. Os demais vereadores justificaram ausência por motivos de viagem. E a reunião teve a presença e algumas orientações dos setores do Departamento Jurídico, Secretaria, Controladoria e Contabilidade da Câmara.

Segundo nota da assessoria da Câmara, o presidente Leandro Caixeta apresentou os eventos comemorativos de 2023 (Mulheres de Expressão, Dia das Mães, Servidor Nota 10, Homenagem ao Produtor Rural, Dia dos Pais e Mérito Empresarial). E foram abordadas questões como as “Comissões Permanentes” e reuniões ordinárias e extraordinárias.

Leandro Caixa encerrou a reunião, como das outras vezes, usando a frase: “Ética e Compromisso, este é o nosso lema”, e, como das vezes anteriores, dizendo que quer deixar algo de bom na Política, valorizar os vereadores e resgatar sua importância.

O resultado destes encontros pode ser inócuo, mas só a tentativa já mostra as intenções de Leandro Caixeta. Estas reuniões podem ser muito mais produtivas na prática.

O primeiro ponto é uma pacificação na Câmara. Todos sabemos que a convivência onde há confronto de ideias (forma de pensar mesmo, cada um quer uma coisa) e até animosidade direta podem ser acalmadas, inclusive durante os debates das reuniões. Cada vereador tem o direito de pensar e expor sua opinião contrária ou favorável a determinado projeto sem que isso seja levado para o lado pessoal. Estas reuniões têm o objetivo de acalmar esses pontos, e isso é positivo.

É um bom sinal esse aceno do jovem comandante do Legislativo Municipal e um bom começo da Câmara Municipal em 2023.


Todas as notícias