Ele foi um dos suportes na volta do futebol profissional de Patrocínio em meados de 1985, chegou a ser presidente do Conselho Deliberativo e vice presidente-executivo do CAP.

Dirceu Caldeira. Foto: acervo pessoal

Da redação da Rede Hoje

Dirceu Caldeira, 71 anos, morreu hoje (18) em Uberlândia/MG. Muito respeitado em Patrocínio onde foi empresário, dirigente do Atlético Patrocinense e há anos prestando serviço para a família de Romeu Queiroz, como diretor da Navelli Fiat e de campanhas políticas.

Muito ligado ao esporte e à política, Dirceu Caldeira foi um dos suportes na volta do futebol profissional de Patrocínio em meados de 1985. Era um baluarte e chegou a ser presidente do Conselho Deliberativo e vice presidente-executivo do CAP.

Página do livro "CAP: A História de Uma Paixão Grená", retratanto Dirceu. Vicente Marra que aparece numa das fotos morreu em 2022

O presidente do Clube Atlético Patrocinense deve requisitar à Federação Mineira de Futebol “um minuto de silêncio” no jogo contra o Cruzeiro (o outro clube de Caldeira), sábado, pelo Campeonato Mineiro. 

Tão logo a notícia foi publicada pela Rede Hoje, ex-jogadores que trabalharam com Dirceu Caldeira começaram a se manifestar, como o lateral Gilmar Uberaba e o meia atacante Dudu, hoe vivendo em Goiás, "meus sentimentos a todos familiares, era um grande companheiro", diz.  Na mesma linha, o ex-pesidente do Patrocinense no final dos anos 1980, Wécio Flávio Cruvinel escreve d Uberada: "Nossos sentimentos à família, grande companheiro e amigo, que Deus dê a ele o descanso eterno".

Na política, foi como candidato a vice-prefeito de Elias José Abrão Neto nas eleições de 1988. Foi secretário no governo Júlio Elias e no governo de Deiró Marra, da gestão 2017/2020 e atuou como auxiliar nas campanhas políticas da família Romeu Queiroz.

Depois da morte do seu cunhado, Isaías Costa, num acidente na BR 262, tocou por alguns anos com a irmã, Aparecida Caldeira, a Industria de Calçados Saiasi. Posteriormente passou a prestar serviço para o então deputado Romeu Queiroz, quando gerenciou a concessionária Fiat de Patrocínio (Navelli). A última ação de Dirceu Caldeira foi trabalhar na campanha de Marcelo Queiroz (filho de Romeu) a deputado, na recente eleição em Patrocínio.

Dirceu Caldeira era casado com Vera Soares Caldeira e deixa os filhos Fernando, Maysa, Guilherme e netos. Seus irmãos vivos são Saulo Caldeira (do Banco do Brasil), Bolão (Paulo Eduardo Caldeira) — goleiro que se destacou nos anos 1980, o contador Juarez Caldeira e a empresária Aparecida Caldeira.

Foram várias as causas da morte. Segundo o psicólogo Roberto Vida Nova, sobrinho de Dirceu, ele foi submetido a uma cirurgia de hernia que se complicou. Os médicos descobriram uma cirrose hepática. Foi transferido para Uberlândia, onde os médicos localizaram um tumor estômago.

O corpo de Dirceu Caldeira chega agora à tarde, com previsão de cerimônias fúnebres para as 13:00, no velório 04 da Funerária Frederico Ozanam. O sepultamento acontece também nesta quarta feira, 18/01/2023 às 17h30 no Cemitério Municipal de Patrocínio.


Todas as notícias