O suprassumo de tudo é: Patrocínio e região tem uma Deputada Federal: GREYCE ELIAS e uma Deputada Estadual: MARIA CLARA MARRA.
Como foram as eleições 2022, em Patrocínio? Senta que lá vem história...

Primeiro, graças ao céu, elas se foram. Deixando uma ressaca eleitoral nunca vista, mas com um saldo positivo.

VERDE E AMARELO X VERMELHO

Eleição para presidência, seguiu a tendência nacional. L x B. O PT local apesar de ter muitos simpatizantes, nunca foi um partido expressivo em Patrocínio.
O partido fundado por Lula, apresentou Quintino, como candidato a vice em 1992; depois, em 2000, chegou à Câmara Municipal, com Maurílio Brandão; oito anos depois Fausto Amaral, chegava como vice- prefeito. Hoje, o PT, não tem expressividade, gente eleita, mas tem representantes, militantes e simpatizantes.

Bolsonaro da mesma forma, não tem, representação politico/ partidária, mas tem um forte movimento formado por empresários, profissionais liberais e patriotas que comungam de suas ideologias. Isto ficou claro, numa grande carreata que ocorreu em um sábado antes da eleição. A campanha para presidente se deu mais nas redes sociais, nas guerras de 'feiquinius' e desmoralizados institutos de pesquisas, tentando desesperadamente manipular o eleitorado.

No dia da eleição, o povo saiu pacificamente às ruas, usando, democraticamente as cores verde amarelo ou vermelho.

Na hora do voto, no entanto, a máquina do sistema emperrou feio. Filas quilométricas, para a leitura biométrica. Coisa patética. O presidente do STE - aquele cabeça de ovo... chôco, só se preocupou com gente portando armas, ( como se eleitores fossem bandidos) , e uso de celulares na votação,( como se eleitores fossem crianças) esqueceu de agilizar o processo. Põe na conta dele as abstenções. Fiquei uma hora e meia na fila.

A MARCA VENCEDORA DE DEIRÓ.

Não tem como. Deiró, já entrou para história como um dos melhores prefeitos de Patrocínio.
Quando foi deputado estadual por três mandatos, escrevi um artigo dizendo que ele era um "Executivo no Legislativo"
De fato. O homem sabe fazer milagre com orçamento curto. Sabe listar prioridades. Durante a pandemia ele inaugurou o melhor Pronto Socorro da região. Paga o funcionalismo em dia desde o primeiro dia do seu governo, mesmo quando teve de decretar estado de calamidade pública...

Mas vamos falar do último grande feito de Deiró Marra:
Cerca de um ano, até menos do que isto, oito, nove meses, a cidade não conhecia, Maria Clara Marra. Como é muito discreto com a vida familiar, somente alguns parentes e amigos restritos do casal Deiró/ Labibe, sabiam da existência dessa jovem de 23 anos, ( que como o pai, faz aniversário tbem em 14/01)
De repente, uma jovem sorridente e bem articulada, aparecia em público ao lado do pai. Aliás, virou a sombra dele. Onde o pai, tirava seu pé, a filha colocava o dela." Ela será minha substituta na Assembleia legislativa"

Quando a campanha, propriamente dita, começou, ela, foi pra rua, com uma garra e determinação só vista por mim em Júlio Elias. 
Ai, ocorreu, um fenômeno que não entendi. Não posso, portanto, fazer uma leitura. A imensa maioria dos secretários municipais, se licenciaram, tiraram férias, para acompanhar Maria Clara em sua campanha. Até os vereadores, sabemos que 12 vereadores em 15, são da base do governo, entraram em campo. Outro fenômeno. Na última sessão, faltaram 10, vereadores a reunião foi suspensa por falta de quórum. Estiveram presentes prontos para o trabalho legislativo daquele dia: Chiquita, Prof, Alexandre, Odirlei Magalhães e Thiago Malagoli. Só.

Vou aguardar pra ver, ou, Maria Clara, tem um grande carisma. Ou foram constrangidos a participar, por serem "do grupo"

Aí penso. Se eu trabalhasse na prefeitura, mas não gostasse de me envolver em política, seria respeitado ou estaria no olho da rua? E se eu votasse em outro candidato, e caísse no conhecimento de um manda-chuva, seria exonerado e execrado?

Agora. Somente o dinheiro do foguetório que espocaram numa carreata, no bairro Morada Nova, ajeitaria minhas contas.

Não conheci, pessoalmente Maria, claro, ela passou, perto de onde moro, umas duas vezes. Minha esposa, Solange, a conheceu, chegou em casa toda encantada: " Sabe quem acabo de encontrar? Ela, Maria Clara, Deiró, Valtinho e Leandro Caixeta! Nossa, ela é muito simpática e muito educada!"

Era minha candidata. Quando fui votar, a seção eleitoral da escola José Eduardo Aquino, Morada Nova, tinha um absurdo mar de santinhos dela. Será se mudei meu voto? Não importa foi eleita com expressivos 42. 415, votos. Quase bate o recorde do pai que era 44.248 votos. Escreve ai, se não bandear para o lado esquerdismo/ petista, essa menina inteligente, alegre e determinada, vai longe!

Já disse que Maria Clara, é a primeira deputada estadual feminina por Patrocínio?

FALTOU DEBATE

Ao contrário da eleição passada, nem a imprensa e nunhuma entidade, promoveu debates ou rodadas de entrevistas com os candidatos. Para fazer justiça somente o Portal Maisum Online, realizou entrevistas com alguns dos candidatos. A que se dizer também que a legislação eleitoral engessa bastante a imprensa. Mas faltou aquele debate democrático.

DOUTOR GUSTAVO BRASILEIRO

Foi vice- prefeito de Patrocínio de 2017 /20.
Logo se rompeu com o prefeito. Pra quem não se lembra. Gustavo, revelou seu desejo de ser pré -candidato a deputado estadual, Deiró, não aprovou a decisão e disse que Gustavo, não poderia usar a estrutura da prefeitura como trampolim político. Foi pra geladeira.
Desde então continuou no cargo, trabalhou, mas não fez mais parte do governo. Gustavo quis aparecer? Quis passar na frente do prefeito? Faltou diálogo. Talvez Deiró, só goste de quem come na mão dele?

Gustavo tem personalidade e opinião formada.

Outra. Não deu pra entender, por que Gustavo, não tem o apoio do tio Silas Brasileiro, seu legado de trabalho, ética, integridade de caráter, é precioso. Gustavo, no entanto, contou com o apoio de Greyce Elias ( que precisa comer muito feijão para chegar aos pés de Silas)

Quando, fiz alguma referência com relação ao apoio ao sobrinho, Silas, imediatamente gravou um vídeo, declarando apoio irestrito à Maria Clara. Pensei, " tem dó João jiló" Se Dona Lica fosse viva.. Que decepção... Pensei em votar nele, mas pensei na tristeza da Vó . Desisti?

Candidato pelo Partido Novo, Gustavo não usou o " fundão eleitoral" sendo isto, um princípio áureo de seu partido. Entretanto, os demais usam e abusam, o que o coloca em flagrante desvantagem. Mas Gustavo, foi guerreiro, a cidade estava "fechada" com Maria Clara, ele arrancou expressivos 24.177 votos. Campanha limpa, sem estardalhaço.

Ficando na suplência do Novo. Como foi o candidato apoiado por Zema, espera-se que o governador o convide para seu novo secretariado. Gustavo, não pode é desistir da vida pública, já é uma grande liderança na região.

MARCELO QUEIROZ

Foi um grande injustiçado. Emprestou seu nome nesse pleito. Filho do maior deputado estadual de Patrocínio em todos os tempos. 06 mandatos, Presidente da Assembleia Legislativa, diversas vezes cogitado para ser candidato ao governo de Minas. Foi para esfera federal, infelizmente se envolveu com "mensalão" mas se livrou das acusações. A dobradinha com Silas Brasileiro prefeito, foi o tempo de maior prosperidade em Patrocínio.

Marcelo, ainda contou com o apoio do ex- prefeito Betinho, que depois de dois mandatos deixou a prefeitura com alto índice de aprovação.
Também, contou com outro apoio de peso. Ex- prefeito Júlio Elias. Comandou Patrocínio por duas gestões, deixou sua marca arrojada. Canalizando as avenidas sanitárias, reformas no centro administrativo, construção do Cristo Redentor. E pensava Patrocínio como cidade polo regional.

Marcelo, portanto foi bem referendado, mas não foi bem avaliado pelo eleitorado. Marcelo, é íntegro e de grande caráter, empresário bem sucedido. Gerador de emprego. Não necessitando da política para sobreviver..

O mais bem preparado de todos para o cargo.
Não tem nenhum sentido dar mais de 5. 000 para o desconhecido Nikolas Ferreira e apenas, 628 votos no filho da terra (12, 868, em todo estado)

Que Marcelo, não desista de Patrocínio.

DOBRADINHA VITORIOSA

O apoio do vereador Thiago Malagoli aos deputados Weliton Prado e Elismar Prado se tornou uma tradição. E mais uma vez foi vitoriosa. Foi um voto de gratidão e confiança.

CAMPEÃ DE VOTOS.

Se você olhasse para a reeleição da Deputada Greyce Elias, há dois meses, voce diria que seria improvável. Ou melhor: impossível.
Foi eleita tendo como bandeira a encalhada duplicação da rodovia 365.
Não tendo o mínimo de diálogo e alinhamento com a administração Deiró, não conseguia interagir com a população, nem divulgar o seu trabalho a contento.
O deputado de confiança da atual administração era Zé Vitor, da vizinha Araguari. Que diga- se de passagem, foi uma dobradinha que fez muito por Patrocínio.
Muita gente, portanto, pensava, que a volta de Greyce à Brasília, seria para arrumar as malas e esvaziar as gavetas.
Ela, porém trabalhou em silêncio.

Não por acaso Greyce significa "Graça" “dom divino”, “ajuda espiritual”, “mercê”, “benevolência" "favor não merecido"

." ..isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras para que ninguém se glorie”. Diz Paulo.

Na última eleição, Greyce, chegou, na bacia das almas. A votação bombástica de Janone, lhe favoreceu, no coeficiente eleitoral. Chegou com tímidos 37. 620 votos..

Deve ter gastado muito com o "fundão eleitoral" que é legal, mas imoral, o fato é que o resultado de seu trabalho fui surpreendente.

Seus apoiadores apareceram nas esquinas no centro da cidade, com uma plaquinha com os dizeres " Patrocinense vota em patrocinense" Pensei, repetem essa frase como papagaios. Duvido que a própria parlamentar candidata saiba que essa frase é do " Menestrel Rangeliano" - Eustáquio Amaral.

Greyce se fortaleceu, graciosamente. Firmou sua liderança regional.

Além de majoritária em Patrocínio, triplicou sua votação. Com 110. 346 votos, é a campeã de votos em Patrocínio em todos os tempos. Carismática, fala pelos cotovelos, inteligente e humilde.

Se pensaram em diminui-la em Patrocínio, ela se agigantou em Minas. 
Em suma. Greyce, Maria Clara, Gustavo Brasileiro, Marcelo Queiroz e Thiago Malagoli, novos líderes, pedindo passagem. Vejo com bons olhos.

Quem sabe eles chegam com uma nova e revolucionária mentalidade:
Passou as eleições, TODOS TRABALHANDO POR PATROCÍNIO...

COMENTÁRIO VIA FACE

- ZELOI NETO: “Amigo Milton Magalhães, grato pela citação. O Papo ZEN fez o convite a TODOS os candidatos de Patrocínio para participarem do podcast. Três deles (Henrique José, Gustavo Brasileiro e Marcelo Queiroz) responderam presente. Da nossa parte, cumprimos a função democrática... Grande abraço.”

- OUSANA MARIA MACIEL
“Excelente texto sobre as eleições com colocações pertinentes como é do seu costume só não gostei quando falou do Nicholas que já é um grande vereador e que será um excelente deputado. Esse rapaz tão novo e de tamanha representatividade. Fará muitas coisas no congresso defendendo os valores e os costumes e vetando aquilo que não fará bem a sociedade. Portanto merecidíssima a sua vitória. Acredito que nossa deputada estadual juntamente com seu pai fará um grande trabalho. Outra coisa é que Patrocínio não comporta um número grande de candidatos. Mas de qualquer maneira tá valendo”.

- PATRÍCIA FONSECA:  “Parabéns pelo texto. Análise precisa dos fatos. É bom demais ler algo sem amarras e sem lados. Uma análise sobre fatos de um ser humano, cidadão que ama sua cidade. Parabéns dobrado pra vc!”


 

Todas as notícias