Foto: Acervo Público Municipal | Casa Cultura | Museu Hugo Machado Silveira


Importância
. Há uma data que, praticamente, nenhum patrocinense valoriza. Talvez, por sê-la no primeiro mês. Talvez, por ser período de férias. Talvez, por não interessar aos poderes públicos. Nem aos políticos. Mas ela não deixa de ser significativa. Na verdade, é a segunda data mais importante para Patrocínio: 12 de janeiro. A primeira é 7 de abril, data da emancipação. Tem duas grandes cidades vizinhas que inverteram essa classificação cívica. História é para ser conhecida e considerada. E não ser desconhecida e ignorada. Quando Patrocínio se tornou cidade e quando outras dez cidades da região também fizeram o mesmo. Isso é interessante saber. Até nessa etapa histórica, Patrocínio demorou mais do que algumas cidades do Triângulo. Ser elevada de vila para cidade.

AS PRIMEIRAS CIDADES - No Triângulo-Noroeste, os quatro municípios e vilas que se tornaram cidades à frente de Patrocínio foram Paracatu (1840), Uberaba (1856), Bagagem (Estrela do Sul) em 1861 e Araxá em 1865. Pela existência (idade) do município, Bagagem foi mais rápido, pois ficou como vila apenas cinco anos. Inclusive venceu o seu ‘‘município-pai’’ (Patrocínio), que apenas foi elevado à cidade em 12 de janeiro de 1874. Portanto, 13 anos antes de Patrocínio, Bagagem (Estrela do Sul) chegou à cidade.

PATOS FAZ FESTA NO DIA DA CIDADE! - A vila de Santo Antônio dos Patos ganhou condição de cidade no dia 24 de maio de 1892. Ou seja, há 130 anos. Historicamente, os patenses sempre fazem grandes festividades nessa data, incluindo a famosa Festa Nacional do Milho. Porém, o distrito de Santo Antônio dos Patos emancipou-se de Patrocínio em 29 de fevereiro de 1868, cumprindo a Lei Provincial nº 1291, de 30/10/1866. Conclusão: Patos de Minas comemora o dia que se tornou cidade (24 de maio) e não o dia que se emancipou (seja 29 de fevereiro, que é ano bissexto, ou, 30 de outubro, o da lei).

ARAGUARI TAMBÉM FESTEJA O DIA DA CIDADE - A Vila do Brejo Alegre (Araguari) desligou-se do município de Bagagem (Estrela do Sul) em 31/03/1884. E, quatro anos depois, em 28/08/1888 tornou-se a cidade de ‘‘Araguary’’. A grande festa cívica araguarina acontece em 28 de agosto (dia da Cidade). Daí, a última festa comemorou os 134 anos de Araguari. Nela registrou-se hasteamento de bandeiras, desfile cívico-militar, feira regional de artesanato, show com Trio Parada Dura, dentre outros eventos, que ocorreram na bela cidade.

OUTRAS VILAS ELEVADAS À CIDADE - Em 1882, Carmo da Bagagem foi levada à categoria de vila. Dez anos depois, 24 de maio de 1892, ganhou o status de cidade. E em 1900, Carmo da Bagagem passa a ser denominada Monte Carmelo. Já Carmo do Paranaíba tornou-se vila em 1876 e cidade em 04/10/1887. Carmo também faz a sua festa no dia da Cidade (04 de outubro). E Sacramento de vila (1871/transformou-se em cidade cinco anos depois (1876). Uberaba foi vila em 1836 e cidade em 1856. Contudo, a festa é em data diferente de ambos esses eventos. É a capital do Triângulo, Uberlândia, comemora o dia da cidade com muita festa, em 31 de agosto. Na última edição, festejou 134 anos. Uberlândia, em um mesmo ano, passou de vila para cidade (1888). Por isso, a festa dos uberlandenses é no dia da Cidade.

E PATROCÍNIO COMEMORA O DIA DA CIDADE? - Nunca comemorou. O dia da emancipação sim. A apresentação histórica das principais cidades da região e suas datas cívicas marcantes é para concluir, outra vez, de que o Município precisa reconhecer o dia 12 de janeiro. Pelo menos, conhecer, saber e reconhecer. Isso é cívico. Isso é cultura. Isso é ser bem patrocinense.

POR FIM - O alerta não é menosprezo ao 7 de abril. É simplesmente ter conhecimento de uma data (o da Cidade), que é bastante comemorada em outras cidades, tais como Patos de Minas, Araguari, Uberlândia e Carmo do Paranaíba. Salve o dia 12 de janeiro, o dia da Cidade de Patrocínio.


Todas as notícias