( Foto usada com a permissão do autor: Jonatha Diego, Busólogo de Coração)

Prezado amigo que reside em Altamira, também conhecida como, “Princesinha do Xingu”, estado do Pará, está ai em dúvida se compra ou não, a passagem? Se embarca ou não neste busão novo que passou a compor a paisagem do lugar? Tem uma empresa de ônibus chamada Trans Águia Turismo, aí na sua cidade, confere? Pois, é, aqui na minha cidade tem uma outra chamada Expresso União. Esta crônica, em formato carta aberta, pretende lhe trazer um naquinho da vasta história desta empresa e justificar seu caso de amor com a cidade que lhe viu nascer.

Escrevo a você de Patrocínio- Minas Gerais. Creio que, até então, você nunca tinha ouvido falar o nome da minha cidade, mas, por favor, “Jogue no Google, aí”. Já lhe garanto: Cidade hospitaleira, povo ordeiro, pacífico e, especialmente aguerrido no trabalho. Aqui é o mais doce colo de Minas Gerais e, importante: Terra do melhor café do mundo. E, sumamente importante: Regão-mãe de cerca de, 60% dos maiores empresários ligados ao transportes nacional. Claro, citando somente alguns compatrícios, para que você tenha uma pálida ideia. Além do Sr. Constantino de Oliveira, filhos e filhas, Paulinho Constantino, Pedro Constantino, Dimas José da Silva (in memoriam) Raul Pinto de Magalhães, Sérgio Anibal, João Batista de Carvalho...Portanto, somos o berço nacional do transporte de passageiros do país.

Embarquei no Google, de cá”, também e fiquei de queixo caído com a sua Altamira. Moço, sabia, não, ela é continental! Fiquei pasmado ao saber que até o final de 2008, seu município foi o maior do planeta em relação à delimitação geográfica. Com seus invejáveis 159.533 km², o município é maior do que dez estados brasileiros, além do Distrito Federal. A extensão territorial supera também alguns países, como Portugal, Inglaterra, Islândia, Irlanda e Suíça... para encurtar o papo, soma mais de 50 da minha Patrocínio. Só que a gente, sem querer arrastar bagaço, é- digamos - continental também, só que em outros aspectos.

Patrocínio- Minas, Altamira- Pará, estamos há quase três mil km um do outro. Uma lonjura, pra dar com pau, mas que agora, ligaram os pontinhos aqui, ali, acolá. Transformaram a qualidade da viagem. Ou, seja, o que era bom, ficou melhor.

Quando se fala em Minas e Pará, vem à tona as nossas ricas diversidades culturais. Mas o texto em tela, não é sobre elas. Lembra-se?

Por isto, mesmo entre, “PAI D’ÉGUA”, (ALGO GENIAL, legal, sensacional, extraordinário, maravilhoso) daí; o “UAI”, (EXPRESSÃO DE ESPANTO, surpresa, admiração) de cá; o pato no tucupi e o tacacá, daí, o cafezin com pão de queijo de cá, concentre na notícia que é a alma deste texto:

A partir do dia 17 de novembro de 2023, você dever ter notado, que, justamente nos horários e itinerários da Trans Águia, um ônibus nas cores prata, (agora, substituindo o branco) laranja e azul claro, vindo de Medicilândia,( Início da linha) tem estacionado aí na plataforma da rodoviária de Altamira. Pois é: Trata-se da empresa Expresso União de Patrocínio- Minas Gerais.

Seguinte. Tome uma cuia de tacacá, daí; vou passar uma xícara de cafezinho no peito, de cá. Senta que lá vem um minuto de história... Diga-me uma coisa, amigo. No vasto Pará, sabe de alguma empresa, que alcançou 66 anos de atividade? Se, sim, mais uma pergunta: Ela ainda continua em sólido crescimento? Entendeu o motivo do meu orgulho? Ops! Falando em orgulho. Não tenho procuração nenhuma para falar da referida empresa, mas é gratidão, admiração e conhecimento de causa, que fazem meus olhos brilharem. A sementinha de um projeto de sucesso, nasceu das mãos dos Sr. Nenê Constantino, calejadas numa direção mecânica (Foi meu Patrão, por 30 anos). Ficou orfão de mãe aos 07. Nos anos 40, transportava alface, tomate...verduras, num carinho de mão nas ruas de terra da minha cidade. Com isto fazia “uns cobres” para ajudar o pai e mais quatro irmãos... mais tarde, ele descobriu sua verdadeira vocação: Transportar as pessoas com segurança e qualidade. Aquele menino pobre e órfão, tem, hoje, 92 anos, deixou o trabalho, para os filhos, na prateleira mais alta do empresariado nacional. Outro fenômeno: Seus filhos herdaram, não somente seu tino administrativo, mas também, aquela sua humildade mineira. Aliás, trabalho, competência, discrição e humildade, são valores que estão no DNA de toda família.

Tudo que já lhe falei e vou lhe falar aqui, em duas pílulas: “Por trás de uma grande empresa, tem sempre um grande homem: Sr Nenê Constantino”

Por trás de grandes empresas, tem sempre uma grande empresa: Expresso União”

Amigo, altamirense, tenha fôlego longo ai, para a saliente verdade que se segue: Se hoje milhares de mineiros, paulistas, goianos, brasilienses, cariocas, gaúchos, mato-grossenses, sul-mato-grossenses, paranaenses, catarinenses (e agora paraenses) são transportados, por empresas com o nome de Viação Piracicabana, Expresso Itamarati, Pássaro Marron, Empresa Cruz, Gol, Metrô Belo Horizonte, Princesa do Norte, Penha, Expresso de Prata, Reunidas, Viação Luwasa, Expresso Caxiense...( empresas estas pertencentes a holding Comporte, ou não) com elas, centenas de dezenas de cidades são atendidas no país, por que?. Porque, por trás de todos estes nomes, logomarcas diferentes, cores outras, meios de transportes outros, teve um corajoso condutor de carrinho de mão nas ruas de terra nos primórdios de tudo e depois dele, o “fiat lux”, ou a “célula mater” de tudo: Expresso União.

Portanto, meu prezado amigo, martelo batido, negócio fechado. O Expresso União, adquiriu a Trans Águia Turismo de sua cidade, Altamira/PA. A empresa tinha 23 anos, operava a linha de Medicilândia/PA a São Paulo/SP, agora, é com a mineirinha pé rachado da qual lhe falei com uma frota 0km e tudo. Li na página institucional da empresa que os carros adquiridos para esta operação são do modelo Vissta Buss DD da Busscarbrasil, acoplados sobre plataforma Mercedes O 500 RSD, já no padrão Euro VI com menos poluentes. A configuração interna dos carros dá-se em 8 poltronas Leito-Cama no piso inferior e 42 poltronas Semi-Leito no piso inferior, além de tomadas USB, água mineral e toalete. Li e pensei na hora: “Nem é um ónibus, é um B&B Hotels sobre quatro rodas”.




( Foto usada com a permissão do autor: Júlio Barboza, Editor Ônibus & Transporte)

Não podia ser diferente, pois é chão que não acaba mais, né, meu amigo. É preciso, várias conexões com troca de veículos. É um desce e sobe de gente sem fim neste mundão de meu Deus.

No trecho de São Paulo a Goiânia/Anápolis, temos cerca de 16 horas de viagem; de Goiânia à sua cidade, Altamira, cerca de 43 h.

É assim: Os ônibus do Expresso União, saem de Medicilândia, passam aí na sua Altamira e tome estrada. Passam pela Região Norte, Planalto Central, Região Centro-Oeste, e chega a nossa Região Sudeste. Em suma: 04 cidades do Estado de São Paulo; 02 cidades de Minas Gerais (Uberaba e Uberlândia, “a última, “um bairro de Patrocínio” diz um amigo, bairrista supracitado. Será se ele é hiperbólico rsrs) 06 cidades de Goiás; 04 cidades de Tocantins; 10 cidades do Pará.

Bom. Se você acha que carreguei a mão de tinta nesta crônica, é por que você nunca viu o Diretor do Expresso União, Ronaldo Samuel, ciceroneando os visitantes nos átrios da empresa.

Para você entender melhor. O Expresso União, com sua história fascinante, está para Patrocínio, como o Rio Xingu com suas águas azul ardósia, está para Altamira.

 Olha. Não estou prometendo nada, mas se até o emblemático ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegge, apareceu por ai... quem sabe. Dando certo, também, aparece por estas plagas.

Voce sabe amigo. Se União é convergência, ligação, encontro, harmonia, laço, elo, relacionamento, como viu acima, eis o Expresso União cumprindo bem o seu destino.

Obrigado, por ter “maratonado” aqui comigo na apaixonante saga desta empresa. E o mais importante, ela agora está pertinho de você. O que por aqui, se diz, “Excelente”, por ai, no Parazão querido”, se diz, “Pai d’égua”. Uai, que seja. Não deixa de ser a conquista de mais um honroso selo de qualidade para o Expresso União.

Com amizade,

Milton.


Todas as notícias