Nicky | Pixabay



Animais. O Censo/2022 contabilizou 203 milhões de habitantes e quase dez vezes mais de animais no Brasil (1,9 bilhão de bichinhos). Mas, nesse momento, o que interessa é Patrocínio e região. Como foram registradas as populações de pessoas e de animais, e quais as diferenças entre as duas. Quantos bois, vacas, porcos, galinhas, ovelhas, cavalos e outros animais existem em municípios do Alto Paranaíba e Triângulo. E as suas importâncias no ranking.


TEM MUITO BOI E VACA... – O rebanho bovino de Patrocínio é maior que o número de habitantes. Ou seja, 110.231 cabeças versus 89.826 pessoas. Entretanto, só em Minas, há 30 municípios que tem mais boi/vaca do que PTC. A começar por Prata (1º lugar) que tem quatro vezes mais. Das 110 mil cabeças, 27 mil refere-se à vaca ordenhada. Nesse quesito, Patrocínio encontra-se em 7º lugar no Estado. E na produção de leite é o 2º lugar de MG e o 4º do Brasil, quanto à quantidade de leite obtida.

COMPARAÇÕES DE BOI/VACA POR CIDADE – Patos de Minas tem o dobro do rebanho bovino patrocinense. E, também, lá há mais boi/vaca do que gente. No município patense tem 229.126 cabeças para uma população de 159.235 habitantes. Araxá, com área geográfica pequena e dedicação ao turismo e mineração, tem poucos animais. Rebanho bovino, por exemplo, há 59.300 cabeças. Monte Carmelo na mesma toada (54.000 cabeças). Já Coromandel tem 3.000 cabeças a mais do que PTC. Uberlândia é pouco menos do que Patos: 209.000 cabeças.




TAMBÉM TEM MAIS PORCO DO QUE GENTE
– Na região onde se destacam Uberlândia (634 mil cabeças), Patos de Minas (282 mil cabeças), Patrocínio (176 mil cabeças), Coromandel (111 mil cabeças) e Santa Juliana (quase 111 mil cabeças). Só em Uberlândia a população é pouco maior (713.224 pessoas) do que o número de porcos. Nos demais têm mais porcos do que pessoas. Os maiores rebanhos suínos de MG estão em Uberlândia (1º), Patos de Minas (2º) e Patrocínio (6º lugar).

COCOROCOCÓ É RECORDE IMBATÍVEL – No Brasil, há 1,6 bilhão de cabeças de galináceos (galinha, galo, frango e pintinho). Uberlândia, com 12,5 milhões de cabeças, e, Pará de Minas, com 7,8 milhões de cabeças, são os maiores produtores de frangos e galinhas do Estado. Patrocínio tem pouca galinha. Ou seja, ou rebanho galináceo é de apenas 41.200 cabeças. Patos de Minas tem cinco vezes mais galinhas.

 Wolfgang Claussen | Pixabay



REGULAR NÚMERO DE CAVALO – Há poucos anos, Patrocínio tinha o dobro de equinos do que tem hoje. Na atualidade, são 2.564 cabeças de cavalo (incluindo burros e éguas). Isso dá o 60º lugar em MG para Patrocínio.

POUCA OVELHA EM PTC – Existem tão somente 229 ovelhas no Município, incluindo o carneiro (macho da ovelha). Já o rebanho caprino (cabra e o seu macho bode) se resume no insignificante número de 33 unidades. O que dá 450 municípios à frente de Patrocínio nessa espécie de animais. Como há diversos nomes nesse grupo de animais, é bom dizer que cabrito(a) é filhote da cabra, e, cordeiro, filhote da ovelha.

QUE VERGONHA! – Patrocínio, em 267º lugar em Minas, possui em suas belas fazendas um, dois, três, quatro, ... enfim, só 35 búfalos no total. Em 2009, PTC, chegou a ter 90 cabeças. Coromandel, por exemplo, tem 188. E Uberaba, 975 búfalos. No Brasil, há mais de 216 mil cabeças. Búfalo não tem vez no Município.

A BICHARADA EM PATROCÍNIO – Sobre o chão de PTC, há 330 mil animais (exatamente, 329.829 cabeças). Porém, bichos apenas desses grupos: gado bovino, galináceo (galinha), porco, cabra, ovelha, búfalo, cavalo e codorna (esse praticamente inexistente no Município, segundo o Censo). Entre os patrocinenses, o número de porcos lidera, seguido do número de bois/vacas. No geral, Patos de Minas tem mais do dobro de bichos do que Patrocínio (precisamente, 729 mil animais). Coromandel quase empata com PTC. E Araxá só tem 79 mil bichinhos, o que é muito pouco.

graomogo | Pixabay




TEM PEIXE EM PATRÔ
– Posicionado em 18º lugar no Estado, o Município produziu 320 mil quilos de tilápia. Essa produção subiu assustadoramente (e felizmente) em 2022. O seu valor beirou R$ 3 milhões (precisamente, R$ 2,88 milhões). Isso é alvissareiro. De outro lado, até mel de abelha, Patrocínio produz. Em 2022, foram produzidos 4.370kg de mel. Não é tão expressivo, mas marca presença patrocinense na cadeia alimentar mineira.


Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Todas as notícias