ENCANTAMENTOS. FOI ASSIM:

30/09/23 na presença ilustre e sob os olhares atentos de Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade( que fazia 121 aninhos no dia. Poetas são eternas crianças) Ferreira Gullar, Gonçalves Dias, Manuel Bandeira, Cecília Meireles, Adélia Prado... e mais 60.000 outros autores na platéia , ocorreu o lançamento do livro “ Encantamentos Veganos” de autoria de Leila Maria dos Reis.

A noite de encantamentos, portanto se deu na “ Casa dos Autores” ou “ Palácio dos Livros” também conhecida como “Biblioteca Pública Municipal”

Noite mágica. Ninguém me contou. Eu estava lá. Foi assim: Entrei no sagrado recinto, literalmente abraçado com o nosso mentor e mestre Joaquim Machado. Ainda ria de alguma piada dele, quando fomos efusivamente recebidos por Edilamar Arvelos e Débora Gertrudes. As guardiãs dos nossos tesouros literários. Gente, como estas duas sabem fazer as honras daquela casa!.

Logo veio a autora, a dona da noite. Num vestido floral longo, me deu um abraço comprido. E assim foi recepcionando todos. Me pareceu que delirava de felicidade.

E a sempre toda sorriso, Angela Arvelos, apareceu.

Ela nem sabe o quanto, seu alto astral ajuda, pois não consigo olhar pra ela sem me lembrar na hora do Marlenísio Ferreira.

Converso com o Eduardo Cunha, fico sabendo que hoje faz parte SAB- Sociedade Amigos da Biblioteca, e se forma em psicologia. Eis um jovem que bebe na fonte da psicologia, filosofia e poesia…

Quando de repente, ela, bem ali em nossa frente: Secretária Municipal de Cultura, Eliane Nunes. De cara já nota seu bom gosto ao se vestir. Não tem como não reparar em todas as ocasiões. Até na elegância, ela representa muito bem a cultura da nossa cidade. O laranja tom sobre tom, por ela escolhido naquela noite, falava de entusiasmo, alegria e criatividade. Ela honra seu cargo nos detalhes. Vestir-se bem é um deles.

Distribuindo simpatia, quase ninguém percebia que ela usava uma torturante bota ortopédica. Tentou me explicar que entrava apressada na sede da secretaria, quando tropeçou em um relevo e com a queda fraturou o pé. Mesmo com o pé fraturado foi lá encerrar o seminário de cultura. Aliás, não parou por conta do acidente. Não se pode acusa-la de nada, mas que não se dedica ao máximo no cargo, não se pode falar mesmo. Há muitos e muitos pratos na cultura. Haja pique, haja fôlego, haja energia, haja saúde. Mal finda o forte expediente diário, tem longos eventos culturais na noite. Ela é presença viva e atuante em tudo. Não deixa nenhum prato cair.

Lá estava, a solícita , Karina Rubia e sua pequena Maria Luiza( Não deu tempo de ver se tem olhinhos cor de cidra ou pedacinho de topázio) KR, foi a principal responsável pelo evento, ela, com a sua credibilidade, que fez a conexão, a ponte, entre a Secretaria de Cultura em Patrocínio e a Leila, em Uberaba.

Me chega atrasadas, (mas a tempo de rirem de meu desengonçamento na dança. Vergonha alheia), Maria Aparecida Palucci e EliAne Lima. Cidinha, transborda, eslumbra, e transpira cultura. Conversa através das mãos. Fala com o coração. Sua humildade e simpatia é um evento. Eliane Lima você não a encontra sem um projeto em mente. Seja em Teófilo Otone, Patrocínio, São Matheus, Belo Horizonte, Uberaba, ou Patrocinio. Nunca será vista sem uma, tiradinha, ou uma crônica em seu estilo haicai de ser.

O show que a Edilamar e a Débora fazem com teatro de bonecos, vale qualquer ingresso. E foi di grátis. Muito educativo, alusivo, sem perder o humor.

O gentil rapaz de cavanhaquinho que tira os nossos retratos, filma nós, aqui e ali, se não for filho do Joel de Carvalho, é pai dele.

De modo algum o evento não poderia se encerrar sem me dirigir ao Prof. de música do Conservatório, Edson Rodrigues de Sá Júnior. O que foi aquilo!Sua apresentação na Câmara Municipal de Patrocínio, por ocasião do evento “ Mérito Empresarial”, foi impactante, quebrou tudo. Bicho do céu! “Avôhai” de Zé Ramalho e um blues pauleira na gaita, pedem bis. Talento este que precisa ser mais requisitado. Uma coisa ficou confirmada. Patrocínio vive uma safra de músicos com níveis de excelência, né Maria Leite? (Não me lembro o nome da dupla que interpretou “ Amor de Índio” no lançamento do encantamentos. Cantaram e encantaram.

Leila, a protagonista da noite, é chamada para falar. Ela se sente em casa. Amigos novos e antigos estão em circulo em volta dela. A “ Cunhã Potira” é paciente com minha ignorância, com minha falta de evolução.

A casa de Machado de Assis, Carlos Drummond… decorada com mandalas, com quitutes Veganos convidativos sobre as mesas, agora é sua aldeia. Ela da aula. Domina o tema de seu livro. Fala com paixão e compaixão entranhável, sobre a arte culinária vegana. Seu estilo de vida, sem crueldade animal, gera encantamentos, arranca aplausos.

Tinha mais. A Terapeuta e Coach de Desenvolvimento Pessoal, Mirian Menezes, foi chamada. Sabe aquela pessoa que domina o assunto, tanto quanto, a Leila domina o seu.

Um momento de conhecimento, ancestralidade, e busca de harmonia interior… Até que apareceu uma dança chamada de “ Dança Circular”. Vamos entender bem. Ver a Prof. Mirian, bailando com tanta leveza e cadenciados movimentos, é envolvente, espetacular…

Mas aí ela teve a ideia de envolver a turma. Era pra gente dançar igual a ela. Só ouvi o Joaquim Machado , cochichando no meu ouvido: “Eu tô fora”, “também já estou lá na esquina”. Respondi. Alguns deitaram o cabelo.

Mas o pessoal estava de olho colado na gente. Eliane Nunes, saiu mancando, pegou no braço do Quim Machado: “Volta aqui So Joaquim!”. Nem vendo a Eliane com o pé fraturado e o Joaquim com mais de oitenta aceitarem o desafio, eu tentei vazar. Mas aí a Angela Arvelos me garantiu, me bancou, eu fui na valsa. “É fácil” Quando falava pra ir pra direita eu ia pra esquerda. Acho até que pisei no pé Angela algumas vezes, e aqui vai meu pedido de desculpas. Rsrs.




No entanto, a sensação final foi de leveza, empatia, conectividade e comunhão com o grupo.

Enquanto a Bendita, Leila autografa seu livro, o papo familiar foi com o Ilson, esposo da autora, ele, originário também da Artur Botelho, tal qual a Leila e eu, entre uma foto e outra que ele tirava, foi me deixando a par da família. O irmão Luiz dos Reis, o filho Rafael, o filho Caio Silva, a netinha Cecília e Aurora.

Ai, fez a grande revelação da noite: Gael, um curumim está a caminho para ampliar a família.

É, justamente ao Curumim Gael, as últimas palavras desta crônica:
Gael, no dia 30 de Outubro de 2023, abrindo as celebrações da Semana do Livro e as comemorações dos 84 anos do “ Palácio da Literatura” em Patrocínio, Vovó, apresentou seu livro em noite de autógrafos. Ela foi…show! Tenha o maior orgulho dela.



E o olho do seu Vovô, brilhou ao falar de voce no meio do evento. Nos desculpe, por não deixar um mundo dos sonhos pra voce. Deixamos muito a desejar… Olhe, brinque muito, sorria demais, respeite outras vidas, ajude sempre o vivente do seu lado, assuma seu legado de luta. Vovó e Vovô, Papai e Mamãe, lutaram para deixar um Planeta melhor para a sua geração. Não deu mais nada está perdido.

A sua chegada, confirma que Deus ainda acredita na humanidade. Tem caminho novo. O Livro “ Encantamentos Veganos”, é um exemplo e foi considerado, não um mero livro, mas um filho na família. No mais, arrebenta com o mal. Quebra tudo, Curumim, semente do amanhã!


Todas as notícias