Primeiramente, parabéns, para todos diretores, organizadores, parceiros e equipe evolvida na realização do “31⁰ Seminário do Café 2023.” Sucesso absolutamente absurdo.

Confirma que a ACARPA - Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio, é uma entidade de ponta, justamente por se apresentar aberta e manter um novo olhar sobre o mundo.

Absolutamente todas entidades, instituições, organizações, conselhos que tiver em seu métier, uma mulher, qualificada para ocupar funções executivas, essa oportunidade deve ser dada a ela. Pelo simples motivo de que o mundo precisa das novas conexões do olhar da mulher.


Sônia, ocupa o cargo de diretora administrativa nesta gestão 2021/2023 da Acarpa.

É imperativo reafirmar que, Osvaldo Ninin, atual presidente e sua diretoria chegou enfrentando uma pedreira. A prefeitura fez um bom negócio, adquirindo a sede onde a associação funcionava mais de 30 anos, foram despejados, tiveram que encontrar um local e realizar os transtornos de uma mudança.

Agora, no entanto, justamente no Seminário do Café, o Prefeito Deiró, corrigiu tudo, anunciou a doação de um terreno para a construção da nova sede, e quer vê- lá edificada no próximo ano.

Que não fique dúvidas, a entidade foi muito bem administrada por José Carlos Grossi, Agnaldo José de Lima, Wilson José de Oliveira, Marcelo Queiroz, Fred Elias e com Osvaldo Aparecido Ninin, não tem sido diferente.

Entretanto, na natureza, tem-se o tempo de plantar as sementes, regar a terra, cuidar dos brotos, apreciar as flores e colher os frutos. Tudo na hora certa…A hora dela chegou.

Aqui está a alma desse texto:

Já já ocorrerá eleições na associação para a nova diretoria da Acarpa.

Que tal, eleger a PRIMEIRA MULHER PRESIDENTE DA ACARPA: SONIA FERNANDES FARINHA. Nem é por ser mulher. É por ser capacitada e super preparada.



A Sonia, é graduada em jornalismo, já foi Assessora de Imprensa da Câmara de Patrocínio, gestão Bebé/Sanarelli, uma das melhores que passou pelo cargo; foi assessora Parlamentar da Vereadora Marcilene Jacinto; foi Coordenadora de Comunicação e Marketing na Federação dos Cafeicultores do Cerrado - Região do Cerrado Mineiro. Foi uma das organizadoras do grande Prêmio Região do Cerrado Mineiro. Federação esta, composta por 55 municípios e 4.500 produtores, responsáveis pela produção de cinco milhões de sacas, em 200 mil hectares.

Há mais de três anos, porém, o café ocupa espaço integral e apaixonante na sua vida. Ela é o braço direito do pai, Sr João Farinha Lopes, um dos pioneiros da cafeicultura no município. O português mais patrocinense que já existiu.




E agora, Diretora Administrativa na Acarpa. E oxalá, a esposa do Profº universitário, Luiz Orione, que certamente, ambos nem haviam pensado nessa possibilidade, agora, considere a nossa sugestão: Soninha da ACARPA- Presidente da ACARPA. Tudo a ver.

O negócio café, precisa conhecer mais do felling da mulher.

O café exige fina sensibilidade para distinguir as notas sensoriais, poética, eu diria, até espirituais, que o ogro do homem, (como este cronista) não tem e jamais terá. Duvida? então veja as nuances do nosso Café do Cerrado: “ Aroma com notas e sabor remetendo a caramelo e frutas amarelas. Acidez cítricas, corpo licoroso e finalização marcante." "Fragrância e aroma de chocolate. Sabor de mel, caramelo e frutas amarelas como pêssego e abacaxi. Corpo cremoso e acidez cítrica média. Finalização longa e doce" Isto não é um café, é um poema de Quintana.

Também é sobre a mulher certa no lugar certo. É sobre a mulher patrocinense competente e preparada tendo a sua oportunidade de ocupar o topo da gestão em todas as áreas. E por que não, na área pública e no agronegócio?

Depois de muitos e muitos anos, a Câmara de Patrocínio, já teve uma Presidente, Marly Avila; ACIP, já foi dirigida por Cleudia Maria Rabelo Bernardes ; CDL, tem hoje como presidente, Isabela Rezende Cunha; temos uma deputada Federal, Greyce Elias, (a primeira mulher a representar Alto Paranaíba e Triangulo Mineiro em Brasília). A primeira Deputada Estadual, Maria Clara Marra.

Mas falta muito mais. Falta "elas no topo" no Sindicato Rural de Patrocínio, na Coopa e na Prefeitura de Patrocínio. A ACARPA, tem agora uma oportunidade.

Eis a semente lançada. Competência e paixão que farão a diferença. Soninha na Presidência da Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio...


Todas as notícias