Conversava com uma amiga, ela me confidenciava uma situação constrangedora vivida por ela em seu ambiente de trabalho: "Comuniquei ao meu superior que, por motivos particulares, não iria trabalhar no fim de semana seguinte. Sabe o que ele respondeu? Voce vai dar, né?” (Aqui o editor pede desculpas pelo termo chulo) “Fiquei em silêncio, mas muito constrangida e revoltada, pois jamais lhe concedi tamanha liberdade"

Detalhe. Ela precisa do emprego, o chefe assediador, sabe disto e se aproveita da situação. Suas " cantadas picantes", qualquer coisa vem de disfarçadas de brincadeiras. Só que não.

Chefe "capitão do mato" e "chefe taradão". Vamos falar sobre isto? Você sabia que 52% dos profissionais no mercado de trabalho já sofreram assédio moral, e mais de 87% afirmam nunca ter feito denúncia em relação à situação que foram expostos?

O que é ASSÉDIO MORAL?



Vamos lá: 
São atos cruéis e desumanos que caracterizam uma atitude violenta e sem ética nas relações de trabalho, praticada por um ou mais chefes contra seus subordinados, entre colegas e, excepcionalmente, na modalidade ascendente (subordinado x chefe). Trata-se da exposição de trabalhadores e trabalhadoras a situações vexatórias, constrangedoras ou humilhantes durante o exercício de sua função. É o que chamamos de violência moral. Esses atos visam humilhar, desqualificar e desestabilizar emocionalmente a relação da vítima com a organização e o ambiente de trabalho o que põe em risco a saúde, a própria vida da vítima e seu emprego.


O ASSÉDIO SEXUAL



Viola a dignidade da pessoa humana e os 
direitos fundamentais da vítima, tais como a liberdade, a intimidade, a vida privada, a honra, a igualdade de tratamento, o valor social do trabalho e o direito a um ambiente de trabalho sadio e seguro. De cunho opressivo e discriminatório, constitui violação aos direitos humanos.

Você sabia que 52% dos profissionais no mercado de trabalho já sofreram assédio moral, e mais de 87% afirmam nunca ter feito denúncia em relação à situação que foram expostos?

LEI DO LEANDRO, NELES!

Mas, voce de Patrocínio, que trabalha nos orgãos de administração pública direta e indiretamente e autarquias no serviço público municipal, tenho uma notícia — digamos, aliviante e libertadora — para você: Na reunião ocorrida no dia 05/09, 2023, um projeto que versa, justamente sobre a prevenção e o combate ao Assédio Moral e Sexual no âmbito da administração pública municipal, de autoria do Vereador Presidente da Câmara Municipal de Patrocínio, Leandro Máximo Caixeta, foi aprovado por unanimidade na casa de Leis.

Patrocínio é a primeira cidade da região a ter um projeto municipal. Que outras venham seguir este exemplo. Informar prevenir e identificar tais práticas nefastas, bem como a dar mecanismo de denúncias.

A Lei segue para ser sancionada pelo Prefeito Deiró Marra. Quanto a isto, acredito muito na promulgação dessa Lei, que, sobretudo mostrará o lado sensível e humano do nosso Prefeito.

Se humano nenhum nasceu para ser humilhado, explorado, diminuído, abusado, pisado, coagido, perseguido, assediado moral ou sexualmente. Se é em Patrocínio, de agora em diante: LEI DO LEANDRO, NELES! ( Se me permitem, uma pontinha de orgulho, sou co-autor da referida Lei. Eterna Gratidão ao Vereador Leandro, por acatar com sensibilidade a nossa sugestão).

Alô, “chefe capitão do mato" e "chefe taradão", (não conheço nenhum caso, mas, tenho certeza que estão por ai), tudo tem limites. Dá, sim, para ser produtivo, sem abusos. A palavrinha mágica é: Respeito. Melhorem, ou, LEI DO LEANDRO no lombo voces.


Todas as notícias