Aproveitando estas fotos/selfs do escritor/poeta/cineasta/ compositor, patrocinense, Alberto Araújo, aproveito para enaltecer EM LETRAS GRANDES, o evento” ENCONTRO DOS AMIGOS”, ocorrido neste 08/07/23 em nossa Patrocínio.




Cerca de 200 amigos de infância e juventude se deslocaram de todas as partes do país, para estarem juntos, apertar as mãos uns dos outros, matar a saudade. Gente unida pelo futebol, pela arte e pelos primeiros bancos da escola para sempre.

Alguns há 30/40 anos não se viam. O tempo, trouxe rugas, cabelos brancos, alguns quilos a mais, mas não quebrou os fortes laços de amizades entre eles.

( A propósito, não sei se alguém se lembra, mas Maurício Rosa, também, realizou algumas festas neste naipe com grande presença de amigos)

Foi um momento forte. Amizade é um dos valores primordiais na existência. Transcende tempo, coisas e objetos. É vocação humana.

Não tenho palavras para parabenizar o JOÃO BATISTA DE CARVALHO- BARRELA, ex- atleta, ex- Secretário de Esportes, há 27 anos fora de Patrocínio, atualmente, empresário do setor de transportes em Ribeirão Preto e claro, quem, mais colocou, com ele, o ombro debaixo deste projeto. Orgulhoso de voces.

O mundo tem conserto: Em Patrocínio amigos se reuniram com a única motivação: “SOMENTE PARA MATAR A SAUDADE…”

Por mais iniciativas como esta.

PARABÉNS, PATROCÍNIO, POR TER “MENESTREL RANGELIANO” COMO FILHO!

Hoje (13/07) é aniversário dele: Eustáquio Amaral. Além da carreira primorosa, exitosa e  brilhante, que tem tido o nosso “Menestrel Rangeliano!”, ninguém, ninguém e ninguém mesmo, defendeu, promoveu, cantou e brandiu tanto a espada da verdade pela cidade a qual, alcunhou de  "Santa Terrinha". O colunista de longuíssimo fôlego, o historiador, o economista, o analista, o cultor da história, o saudosista, o desportista, o discípulo de Tião Eloi, o sonhador extremado, o arauto da ética, o atalaia das boas novas é um desafio a posteridade. Tudo de graça. Ok, políticos? Suas colunas atemporais dever serem lidas na Câmara de Patrocínio, logo após se cantar o Hino da cidade. Há 45 anos, toda semana um precioso tratado sobre o passado, presente e futuro de Patrocínio. Parabéns, pelo seu filho, aniversariante, Patrocínio. Leia com o coração, pois como o coração foi escrito:

PATROCÍNIO, MEU AMOR!

(..)No teu passado, amada Patrocínio, tens documentado:

Tu és o 32º município mais antigo de Minas;

E um dos três municípios mais antigos do Triângulo; por isso possuís história;

Já pertenceste a São Paulo, Goiás, Paracatu e Araxá;

O diamante mais bonito do Brasil foi encontrado em teu chão, quando Estalagem fazia parte de teu torrão;

Celebridades como o cientista Saint Hilaire, o rei Ambrósio do Quilombo, o herói ou bandido Índio Afonso e o escritor Bernardo Guimarães viveram sob o teu céu anil;

Santidades que conheceste, que conviveste, Padre Eustáquio e (bispo) Dom Lustosa, moram exatamente em teu coração;

Tu és, Patrocínio, terra que abrigaste a Invasão Holandesa, que promoveu evolução cultural, educacional e da religiosidade de teus filhos.

O teu presente, a tua atualidade, és um primor.

Há muito tempo, és o maior produtor de café do Brasil;

Também és o segundo maior produtor de leite desse mundo das Gerais;

Tens a maior reserva de titânio do planeta;

E a melhor água mineral magnesiana brasileira;

Terra do glorioso Clube Atlético Patrocinense, o querido CAP, registrado em 1954;

Terra de grandes empresários nacionais;

Terra de deputados e senadores desde o Império Brasileiro;

Cidade de gente fina, gente formosa, gente bela, independente da idade. 

Tu és Patrocínio, um paraíso. Uma dádiva. Um sonho. O berço de venturosas pessoas, intelectuais ou não.

Parabéns, terra adorada. Tu és demais... para um apaixonado cheio de emoção.

E para uma multidão patrocinense por ti enamorada.”

NÍVER DE LUIZ ANTÔNIO COSTA.



Sim, craro, craro dia 20/07 é o DIA DO AMIGO; seria hoje, o níver de Alberto Santos Dumont; é o níver de Gisele Bündchen; mas tem algo mais importante acontecendo pra nós nessa data: Níver de LUIZ ANTÔNIO COSTA. Quem não gosta? Grande ser humano, na verdade, baixinho nas arturas, rs; gigantesco no caráter. Seu apelido: “Versátil” (dado por "Menestrel Rangeliano")

Por que?.. Zantõe, é “versátil”?... Pronto?: Já vi ele com a caneta Bic, na mão; debruçado numa Remington, empunhando uma Rolleiflex, hoje, fundou, edita e comanda o Portal Rede Hoje, com notícias instantâneas, Tv e Web Rádio. O cabra é Radialista, jornalista, repórter, editor, escritor, apresentador de TV, narrador esportivo (rádio e tv), publicitário, ex-Presidente e atual vice, da Academia Patrocinense de Letras, ex-Presidente da Associação Patrocinense de Imprensa. Autor dos livros “O Som da Memória”, “Operação Borboleta”, “Tudo Por Um Sonho” e do best-seller, “História De Uma Paixão Grená”

(Toma um fôlego, amigo leitor; beba um copo d'água que... tem mais)

... Cronista, maçom, piadista, baterista, cruzeirense, adestrador de águia, cristão espiritualista. Esposo da Dona Márcia Helena, pai do André, Alexandre, Patrícia e Luiz Antônio Jr, vó de uns oito bambinos e amigo de muitos, como poucos.

Os janeiros na cacunda (digo, nas costas) não tiraram seu compromisso com a verdade e senso de humor.

Zantõe, já entrevistou meio mundo e um mundo e meio de gente. Gente importante, celeridade e gente simples e lendárias como o Lázaro Mão de Onça, Sr Ignácio Verdureiro e Humberto Cortes. Em 2018, deu uma sapituca nele mudou com a família para o Mato Grosso, na toada que foi, voltou. 40 graus de saudade. Sentiu na pele que é ruim viver longe de Patrocínio.

Mais do que profissional, figura humana, exemplar; caráter irretocável. (Foto: Alair Constantino/Dono do Apito).


AMICALIDADE

Aprecio muito o velho livro "O Estradeiro" do Padre/Filósofo, Juvenal Arduini, uberabense, Prof. Universitário, Membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro. Na página 232 eis o texto “ Amicalidade” : “A palavra bíblica nos diz que encontrar um amigo fiel é encontrar um tesouro. Por isso mesmo, amigo fiel não se encontra com facilidade, como acontece também com os verdadeiros tesouros. Não basta considerar-se amigo, importa ser amigo. Há grande diferença entre apresentar-se sob forma de amigo e ser verdadeiramente amigo. Aparentar amizade é uma coisa, e ser uma estrutura amical é outra coisa. Prossegue o autor: “Na amizade, conta-se com a pessoa e contar com o amigo não é contar com seu dinheiro, com seu prestígio, com seu serviço, com sua utilidade. Amizade não é investimento, não é crediário” Concordo plenamente com o autor. Contar com alguém significa contar com sua compreensão. E contar com sua compreensão não é contar com sua aprovação indiscriminada. O amigo pode discordar de nós, pode não fazer o que fazemos. Torcer por times diferentes. Ser amigo não é rubricar procedimentos. É ajudar a escrever vidas complexas e oscilantes. Contar com alguém é ver que a pessoa está do nosso lado, mesmo que não seja do nosso lado.”



AMIGOS FAZEM ISTO: “ Assino a Gazeta de Patrocínio há muitos anos, para ler Eustáquio Amaral e você” Obrigado, Deley Despachante! Grande articulador político, amigo de Patrocínio, amigo do Deiró, amigo do CAP, amigo do Galo, amigo de todos os esportes, amigo de todas as tribos. Amigos de tantos estimados amigos. Fraternal abraço!


Todas as notícias