A apresentadora e humorista Mariinha Santa Rosa (Reinildes Ramos)




É sobejamente sabido que Coromandel é a terra do diamante, terra de Goiá, Abel Ferreira… e a terra dela: MARIINHA SANTA ROSA e outros e outros artistas.

Aliás, tem alguma coisa naquela água, que deixo para as autoridades sanitárias descobrir. Quem nasce em Coromandel, além da “alma gentil”, tem um coração de artista. É cultural. Em cada esquina, em cada bar, em cada praça, tem um cantador, um contador de caso, um tocador de instrumentos, um humorista. Uma pessoa feliz só pelo fato de viver naquele lugarejo.

Tem outra coisa. Tem um trem naquele ar que se respira lá naquele “mimoso pedacinho” de chão. Rá, se tem!

Quem nasceu por lá não consegue viver longe daquele lugar. É incrível. A saudade chicoteia e logo eles “ Com satisfação arreiam o burrão cortam o sertão e voltam” Inclusive saudade de Coromandel foi a matéria-prima de todas as canções de Goiá.

Agora a humorista Mariinha Santa Rosa, é o diamante que anuncia sua volta à sua jazida…


Atuando como apresentadora, humorista e produtora, âncora na rádio Capital Fm 107.3 - a rádio localizada no coração da Matinha.

Ela era a atração do programa Rádio Show, apresentava o “ Balaio de Gato” e o líder de audiência “ Trem Caipira” de 18 às 21: h. Programações estas de segunda a sexta-feira.

Sua saída é amistosa. Ela não se cansa de falar da gratidão, respeito e amizade aos diretores Rogério Carneiro e Patrícia Montanari e os colegas que compartilharam sua pesada e doce rotina.

Por se tratar de uma artista de expressão regional, Mariinha, naturalmente era conhecida em Patrocínio, mas, agora, por sua passagem bem sucedida pela emissora de grande audiência, se tornou amada por uma legião de fãs e amigos.

Sua linha de humor, conversa com o estilo da Filó, do bordão “ Ô, coitado!” E da Concessa do, “ Comparação!” Mas, Mariinha tem o seu “ Criatura meuszamô” com muito mais mineirice, leveza, afetividade e caboclice. E aquele dom artístico nato, que sei lá, só o coroneiro- mineiro de Coromandel, tem.

Uai, criatura, voce, ainda não conhece a Mariinha Santa Rosa?

Mariinha, tem a singeleza de uma gota de orvalho na invernada; tem a plumagem rara de um pato-mergulhão; O cantar ao longe de uma saracura-três- potes. Mariinha, tem o lirismo de uma canção do Goiá; Ela é a tal “ Tarde Morena”, tem a “ beleza de uma tarde sertaneja” que o poeta tanto falava. Tem a humildade dos que herdarão o Reino. Mariinha tem o charme do lenço de seda e o brinco de ouro que minha vó usava. Mariinha, faz o rádio simples e verdadeiro falando de coração pra coração.


Mariinha, é uma artista da cultura popular. Conhece o cancioneiro capira, como ninguém. Alguém que escolheu fazer as outras pessoas felizes- precisa estar sempre feliz.


Se tretar Mariinha não desce do palco, jamais. Ela não se avecha. Não deixa o microfone, emenda uma moda boa coma outra, uma piada puxa outra, a prosa vai esticando e a vida vai…

Mas quem manda na Mariinha Santa Rosa é a Renildes Ramos, ela pediu um tempo. Manda quem pode… Como se vê, ela é uma caboclinha ajuizada, vai obedecer.

Quando anunciou que deixará a rádio azul e branco da Matinha, nesta sexta-feira, 30/ 06/ 23, seus ouvintes, surpresos, se comoveram. Com um nó na garganta a artista vai ouvindo: “ Como assim” “não se vá”, “fique,””continue”, “o que houve?”

No fundo todos querem que essa “ pedra rara” continue sendo feliz onde estiver.


Eis um diamante voltando para sua jazida...


Todas as notícias