Psiu! cara pálida, me deixe perguntar um trem primeiro: O homi do saco, Xandão, já tá pegando menino teimoso que escreve o que pensa? Com ele o mármore do inferno não esfria um segundo.

- Acompanhar com o olhar transbordante de gratidão as obras do “Hospital do Amor” e agradecer a Deus em preces pelas vidas do Dr Ocacyr, Dr José Figueiredo, Sr Nenê Constantino, Marly Ávila, Thiago Miranda, Deiró Marra, Irmãos Prado, Thiago Malagoli, Andreia Ribeiro, equipe e toda a população de Patrocínio, que coloca por lá um tijolinho. A maior obra humanitária de Patrocínio em todos os tempos...

- Saber que última e histórica chance de ter a revolucionária e desbravante gestão de um Constantino como prefeito é agora. Firma o taco: Empresário Pedro Constantino.

- Transbordar com um elogio tecido pelo profº Simão Pedro de Lima, aberto ao público em rede social. Bicho do céu. É pra poucos.

- Saber que o ilustre “Menestrel Rangeliano”- Eustáquio Amaral, “Primeira Coluna” na Gazeta de Patrocínio, escreve, na imprensa rangeliana, há 45 anos. Incrível! Continua com a mesma pegada de credibilidade, frescor informativo, altíssimo nível de conteúdo. Voce que diz ser político patrocinense e não o acompanha. Fico roxo de vergonha por você.  

- Torcer muito para que a atual diretora administrativa da Acarpa, Sônia Farinha Fernandes, se candidate e seja eleita a Presidente da entidade para a próxima gestão. Jornalista por profissão, cafeicultora por paixão; filha do sr João Farinha por benção; esposa do Profº Luiz Orione, por amor; futura Presidente da Acarpa por justiça e competência.


- Ouvir uma sinfonia de pardais na Praça Honorato Borges. Que mané, Filarmônica de Berlim, sô cara!

- “O amor a Patrocínio deve ser mais forte do que as picuinhas que nos separam” Uso esta paráfrase para perguntar: A Deputada Federal Greyce Elias e a Deputada Estadual Maria Clara Marra, já apertam civilizadamente as mãos uma da outra? “Líderes mulheres são mais propensas a serem empáticas.” Então... Política ferro e barro? Convivência e trabalho harmônico. Ai está um desafio para as ambas.

- Saber que a instalação da CEMIG em Patrocínio há mais de 60 anos, foi o resultado intrínseco  de união de esforços de nossas lideranças da época. A Pif Paf só veio para Patrocínio, porque um forte levante de lideranças políticas, se revezaram amanhecendo na porta da direção da empresa. O CAP, foi salvo na bacia das almas, aos 48 do segundo tempo, somente depois que houve humildade coletiva e união de propósito.

- Acompanhar um apiiito do trem se diluiiindo em Si Bemol madrugada afora.Miiiiiillltoonn!

- Subir ao topo da Serra do Cruzeiro e deixar os olhos passearem ao longe na cidade.

- Verter uma lágrima pela Fama, Saiasi, Pitter, Minasilk, Fama. Não foram apenas fábricas, que se fecharam, foram seguimentos no município que foram desativados.

- Torcer muito para que o patrocinense Matheus Narcízio, atual Campeão Brasileiro de Torra, levante também a taça de campeão mundial, em Taiwan, em novembro próximo. Arraza lá moço!

- Saber  que somente quarenta anos depois da passagem dos bandeirantes, Patrocínio se tornou um povoado. Saber  também que somente quarenta anos depois que se criou a cidade, fundou-se o município. A letargia é meio cultural.

- Hospedar no Guines Palace Hotel você pode dar de cara com um astro do show business.

- Saber que o Patrocínio Tênis Clube custou uma lata de jabuticaba oferecida à Dona Sarah  Kubitschek. ( E o clube nunca plantou um pé da frutinha como marketing)

- Ler o livro de Fátima Machado e saber que um certo prefeito gostava de caçar veado.

- Estarrecer-se em saber que há 95 anos, olhava-se para Araxá e Poços de Caldas e se dizia assim de Patrocínio: “As fontes de água Minerais da Serra Negra, neste município, constituem a sua principal riqueza. Daquelas fontes”-prossegue o jornal de 1928- “ num escoar de séculos, se perdem, abandonadas de nós patrocinenses e dos poderes do estado, a seiva e a base da riqueza... as águas de Serra Negra permanecem desprezadas a clamar contra tal abandono”. De volta para o futuro, leitor. Estive lá devastado Hotel Serra Negra, vi o símbolo da incompetência e do abandono. E que ironia ler por lá numa paredinha teimosa entre os escombros: “NUNCA DESISTA DOS SEUS SONHOS”

- Já pensou morar no novo Bairro Martin Galego, tipo: Rua  Sebastião Eloi; ou  Michel Wadhy, ou Massilon Machado? ou Jussara Queiroz? ou Adélia Prado? ou Guimarães Rosa? Voce que mora aí, não acredito que não tenha orgulho.

- Saber quem foi Carlos Pieruccett e descobrir onde fica a praça com o seu nome em nossa cidade.

- Gazeta de Patrocínio: 85 anos. 4.190 edições. Hoje, nas mãos da publicitária Isabela Rezende Cunha e equipe, passa por um choque de gestão e reinvenção - sem perder a essência. Chegando junto. Seja no impresso semanal ou no post instantâneo. Da história para os stories. Está nas bancas de revistas e nos feeds de notícias. O fato, a foto, o vídeo e o # TBT impresso que ninguém tem.


- Assistir ao por do sol no Lago de Nova Ponte. Arrebatante.

- Desfrutar da amizade e da fina educação de Eurípedes de Assis Peres.

- Ficar com medo do Vulcão da Lagoa do Chapadão acordar uma hora dessa.

- Notar na Nação Patrocinense traços de famílias libanesa, italiana, japonesa etc.

- Ainda se lembrar daquele jacarezinho tomando sol no lago da Praça Matriz.

- Perguntar ainda hoje, quem “assassinou” a vereadora Ismene Mendes, no dia 23 de outubro de 1985. “Auto-flagelamento”? Çei. Na UFU, onde estudou Direito, tem um busto dela como reparação da injustiça. Estaria hoje com 67 anos.

- Saber que sacanearam Sr Jorge Elias para que não fosse prefeito de Patrocínio. Mas viveu pra ver seu filho Júlio Elias, realizar o seu sonho. O mundo não da volta. Capota.

- Deparar com um carro ostentando uma mera placa com o nome de Patrocínio em Brasília, Beagá, Sampa, RJ, Uberlândia e abrir aquele sorrisão 9:15.

- Lembrar sempre do médico e político  Elidimar Bento. Dr Bento, foi vereador por dois mandatos, presidente do CAP, presidente local do PSDB, professor no curso de fisioterapia, secretário municipal da saúde, cidadão honorário patrocinense. Prestou relevantes  serviços á comunidade. D.e.s.a.p.a.r.e.c.e.u. Não pode ser esquecido.

- Lembrar que em 1995, ninguém menos do que a banda Skank, fez um show em Patrocínio, no Estádio Pedro Alves do Nascimento, comemorando a inauguração do Cristo Redentor. Um grande público se fez presente. Samuel & Cia,  mandando bem a bessa. De repente, do nada, começaram a arremessar latas de cervejas no palco, tanto que tiveram que suspender o show. Dá vergonha disto até hoje...

- Gostaria que a corrida da Fogueira, já na sua 71ª edição, fosse denominada, CORRIDA NACIONAL DA FOGUEIRA "CUSTÓDIO MATHIAS". Nacional, porque um evento de mais 07 décadas é uma marca e um marco que merece respeito nacional. Para se ter uma ideia a badalada“ Volta Internacional da Pampulha”, só tem 24 anos. “CUSTÓDIO MATHIAS” Porque, que era um alfaiate desportista, foi ele o idealizador, fundador, promotor e incentivador do evento desde seus primórdios. Mais um dos meus fiozinho de voz no Saara Rangeliano.

- Saber, que  ainda bem que o vereador patrocinense em beagá, Tarcísio Caixeta, homenageou o ex-deputado Expedito Faria Tavares com o nome de uma avenida lá na capital. Além de deputado (3 vezes) Expedito Tavares, foi vereador em Patrocínio, (há  61 anos) Secretário de Justiça. Em Patrocínio deram-lhe o nome de uma... Penitenciária- “O cadeião”

-07 de maio celebra-se o Dia Mundial do Silêncio. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde para lembrar que o barulho afeta a qualidade de vida das pessoas... Um minuto de silêncio pela nossa Biblioteca Pública Municipal e pela árvores da avenida do Catiguá e Centro de Apoio ao Adolescente de Patrocínio – CIAAP...


Todas as notícias