Positivo
. A recente publicação da Prévia da População dos Municípios, pelo IBGE, é alvissareira para Patrocínio. A população patrocinense praticamente não cresceu, se comparada a estimativa anual praticada pelo IBGE com a realidade captada pelo Censo Demográfico de 2022. Os dados, coletados até 25/12/2022 (Natal), apresentam a população patrocinense e de outras cidades na região. Tem município em que a população cresceu. Isso seria indicador de progresso? Não seria, não é, nunca foi. Os resultados finais do Censo/2022 deverão ser publicados em abril próximo.

PATROCÍNIO MODERADO: ISSO É BOM! – A população do Município, no contexto de prévia, com os dados apurados até 25/12/2022, é de 91.901 pessoas. A estimativa para o ano anterior (2021), elaborada com metodologia avançada do IBGE foi de 92.116 pessoas. Portanto, somente 215 pessoas de diferença, entre a estimada e a real.



DEZ MIL PESSOAS A MAIS – Agora, se comparar a prévia de 2022 com a população levantada pelo Censo de 2010 (há doze anos), o número oficial dos habitantes de Patrocínio aumentou quase 10.000 cidadãos, nesse período.

É BOM OU NÃO É? – No cenário do desenvolvimento patrocinense, sobretudo da agropecuária, esse aumento de 10 mil pessoas em uma década poderá ser classificado como normal. Anormal seria o inocente bairrismo incentivar e esperar pelo marco de 100 mil habitantes. Tomara que isso ocorra apenas no próximo Censo (2030). Primeiro, Patrocínio precisa melhorar o seu PIB “per capita”, ter emprego em bom nível, bom salário, e infraestrutura urbana digna de cidade de elevado progresso. Festas, tamanho da população, futebol e promoções na mídia não são indicadores de desenvolvimento.

E PATOS DE MINAS? – O bom vizinho registrou 159.434 pessoas nessa prévia do Censo. Isso significa pouca coisa acima da estimativa de 2021, que apontou 154.641 pessoas. Se comparar os censos de 2010 e 2022, são 20 mil cidadãos a mais na Capital do Milho. Lá também necessita de ajustes socioeconômicos que não sejam só grande aumento da população. O PIB “per capita” patense encontra-se no mesmo patamar do PIB “per capita” de Patrocínio.

PARADA NO TEMPO – Nos últimos 12 anos, a vizinha Monte Carmelo não aumentou a sua população. Prévia do Censo 2022 (47.267 pessoas), estimativa em 2021 (48.049 pessoas) e Censo em 2010 (45.772 pessoas). Portanto, variação real de aproximadamente 1.500 pessoas a mais. Esse pequeno aumento é indicador positivo para o quadro socioeconômico carmelitano.



DUPLA DO “A”
– Na prévia do Censo, Araguari está com 121.424 pessoas em 2022. E Araxá, com 116.661 pessoas. Ambas mais populosas do que Patrocínio. Mas já eram maiores nas estimativas anteriores do IBGE. De 2010 para 2022, Araxá teve aumento de 23 mil habitantes, e, Araguari 21 mil pessoas a mais. Todavia, as duas cidades são mais ricas do que Patrocínio. E podem aumentar a população um pouco, sem aumentar a linha da pobreza, ou seja, sem aumentar o número de pobres. Em Patrocínio o “samba” ainda toca diferente...

O MOMENTO DO CENSO 2022 – O IBGE, em 28/2/2023, terminou com a coleta de dados, de casa em casa. Quase 190 milhões de pessoas foram recenseadas (91% do total). Agora, é a fase da apuração. A divulgação do resultado final está prevista para a última quinzena de abril.



EXPECTATIVA – O tamanho populacional de Patrocínio, e de outras cidades, praticamente não será alterado, de maneira substancial, com a divulgação final. Terá sim algum ajuste (aumento ou redução) ali, outro acolá. Todavia, Patrocínio permanecerá na mesma condição. Felizmente. Pois, somente aumentar a população é aumentar a pobreza, se permanece a economia do mesmo jeito.

REGIÃO DE PATROCÍNIO – Na microrregião polarizada pela cidade, é bom destacar as prévias populacionais de Cruzeiro da Fortaleza (3.492 habitantes), Coromandel (29.233 hab.), Guimarânia (8.600 hab.) e Serra do Salitre (13.152 hab.).



CONFIRMANDO O CONHECIDO – O IBGE divulgou, na semana passada, o nome de todos os distritos municipais do País. A novidade é que Patos de Minas ganhou mais um, denominado Alagoas. Agora são oito distritos patenses. Monte Carmelo obteve o seu primeiro distrito, o já bastante sabido Celso Bueno. E o município de Patrocínio continua com os seus cinco distritos: Silvano, São João da Serra Negra, Santa Luzia dos Barros, Salitre de Minas e a cidade de Patrocínio.

POR FIM – Informações e estatísticas do IBGE devem ser analisadas, consultadas e avaliadas. Grandes gestores públicos têm nelas a fórmula do sucesso.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 


Todas as notícias