O suprassumo de tudo que você vai ler: Biblioteca Pública, nunca foi e nunca poderá ser o “Patinho Feio” da Educação e da Cultura...E mais: Quer conhecer um povo e seus governantes? Veja como eles tratam suas respectivas, Biblioteca Pública, o Mercado Municipal e a Casa de Cultura do seu meio…

Começo essa crônica com aquela chuvinha no molhado, afinal, estamos no tempo em que o óbvio precisa ser reiterado reiteradamente. Você fala uma coisa a pessoa entende outra. Coisas que até o cachorrinho da minha vizinha já sabe, mas é preciso e fica bem, repeti-las.

Óbvio Nº 01. Que na nova configuração política da gestão Deiró, a Vereadora Eliane Nunes, voltou ao cargo de Secretária Municipal de Cultura. La buona figlia...ritorna..

Óbvio Nº 02. Até então, Cidinha Palucci, esteve interinamente á frente da pasta. Nota de seu trabalho de um a dez: 11.

Óbvio Nº 03. Que Eliane & Cidinha, é trabalho com harmonia, tipo, letra & melodia; Queijo & Goiaba ; Chitãozinho & Xororó; Carne & Unha; Educação & Cultura. Juntas elas são figuras solares de nossa Cultura.

Óbvio Nº 04. Mais do que ninguém, elas sabem a relevância de uma Biblioteca, (seja ela pública, privada, universitária ou escolar,) para a formação de uma sociedade, culta, livre e desenvolvida.

Óbvio Nº 5. Os prédios mais imponentes, requintados e aconchegantes de uma cidade, é onde deve funcionar: A Biblioteca Pública, o Mercado Municipal e a Casa de Cultura local.

Óbvio Nº 6. O mais “ululante dos óbvios”, tão certo como o ar que respiro, sei que ElianeCidinha, não estão á frente dessa ideia, digamos, descaída, para não dizer, aberrante. Peço que elas sejam ouvidas e respeitadas. Na cultura, elas nos representam. Eis a bomba:

ONDE TEM FUMAÇA...

Corre à boca pequena (e onde tem fumaça, logo tem cinzas), que estão planejando mudar a “Biblioteca Pública Municipal, Idalides Paulina de Souza” de lugar. Justificativa? Para ceder espaço à Secretaria Municipal de Educação, ali, anexa.

Até ai, normalidade absoluta. Mudanças para melhor, são necessárias.

Ops! Mas, não é para melhor nada, não. Rumores dão conta de que a Biblioteca, poderá ser transferida para Ceu das Arte, ou “ Pracinha da Cultura do Bairro Marciano Brandão”.

Olha aqui na menina dos meus olhos... Na peça de marketing, para dar peso e importância ao ato insensato, vão dizer, que a Biblioteca vai ser transferida para o "Clube União Operária".Hóóó, lacraram!... Não. Não. Não vai, não. O icônico clube NÃO EXISTE MAIS. O Projeto Ceu, a partir do dia 29 de julho de 2010, tragou, apossou de tudo ali em sua constituição e construção. ( Ao invés de restituir, restaurar, reconstituir, reativar, respeitando o histórico da U.P ...Demoliram a sede) E agora querem que a Biblioteca Pública Municipal, passe a ser somente um puxadinho do Ceu. Isto é AUTOFAGIA HISTÓRICO-CULTURAL.

Mas, alto lá! Antes que o pessoal do Ceu me deseja o enferno, deixo claríssimo: Ame e cuide desse Ceu, como se ama e cuida das coisas lá do Céu.

Trata-se de espaço, ímpar e importante, com objetivo de promover cidadania, ações culturais, práticas esportivas, lazer e formação profissional. O grande problema é espaço físico, história, tradição... O Ceu, a União Operária, e a Biblioteca precisam de espaço digno de suas respectivas grandezas. Não se pode construir uma instituição, devorando e se apossando da história, do passado, da identidade e do espaço de outras.

Hó, sim, obviamente, não foi a atual administração que jogou a pá de cal no Clube União Operária, mas será ela, sim, que dará o tiro de misericórdia na Biblioteca Pública.

Bom. Na realidade, quem teria de mudar seria a incomodada, Secretária de Educação. Ôta ideinha de girico! Com cerca de 60.000 exemplares, é tentar colocar São Paulo dentro de Patrocínio. Outra verdade não menos saliente:

O CEU JÁ TEM BIBLIOTECA. Sim, o Centro de Artes e Esportes Unificado ( CEU) construído através de convênio com o Governo Federal, tem um projeto arquitetônico acabado, em si, já tem uma Biblioteca repleta de livros.

Até faço aqui um registro inédito. ( Claro, sem disfarçar uma pontinha de orgulho) No início de Novembro de 2022, fui procurado pela Profª Cleide de Brito Souza, pretendendo doar, generosamente, cerca de 04 caixas de livros. Certamente, mais de 200 exemplares da mais fina literatura de sua estante particular. Gesto angelical. Acionei a Cidinha, que mobilizou, Maeli e equipe, entenderam que estes exemplares deveriam ir para a Biblioteca do... Ceu das Artes. Portanto, recinto já repleto de livros. Pronto. Lá já tem uma Biblioteca sucursal, meravigliosa. Oxalá, todos os bairros tivesse uma igual.

VANGUARDA CULTURAL. É lamentável que nossa Biblioteca Pública, que, através de um projeto do Vereador Natanael Diniz, é Patrimônio Histórico, Social e Cultural do nosso município, ainda não tem uma sede definitiva e digna de sua majestosa grandeza. NÃO HÁ QUEM não fique encantado e orgulhoso ao saber, que nossa Biblioteca foi fundada em 1938, ( Pelo Prefeito Dr Vicente Soares , que também fundou a Santa Casa. Foi deposto. Deposto? Por que, ele foi deposto?) Ano em que a Gazeta de Patrocínio, também foi fundada. IMPORTANTÍSSIMO: Nesta quadra, o Brasil enfrentava uma taxa de analfabetismo de cerca de 70% da população. Patrocínio inaugurava uma Biblioteca, DOIS ANOS ANTES de um Decreto Federal estabelecendo que toda cidade deveria possuir uma Biblioteca Pública. Mire e veja, mais essa: A Biblioteca de Patrocínio, foi fundada, MUITO ANTES da de Belo Horizonte, (Olha o "naipe" cultural: Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer), Uberlândia, Araxá, Patos de Minas..

Conterrâneos de minha geração, uma pergunta: Onde perdemos esse fervoroso pioneirismo? Onde foi parar essa nossa inteligência cultural/educativa/futurística?...

BIBLIOTECA SEM TETO?!

Desculpe-me por re/citar, Uberlândia, mas há uma provisão de coisas acontecendo por lá, entre as quais, há projetos positivos para serem inspirados e até copiados. Por exemplo? A Biblioteca Pública “Juscelino Kubitschek de Oliveira“ funcionou, por 44 anos, na antiga Rodoviária de Uberlândia. Disse, 44 anos. Atenção: Ela só foi mudada para um lugar, incrível. Do dia 13 de fevereiro de 2020, ela mudou para o antigo prédio do Fórum ( coração da cidade) e se tornou: “Centro Municipal de Cultura” conta com espaços para oficinas, palestras, cursos, contação de histórias, exposições...

Triste. Aos 85 anos, nossa Biblioteca Pública, é uma entidade sem teto...Há 38 anos, embora em local "amoitado" para meu gosto, funciona muito bem, como um farol de nossa cultura.

Imagina, uma instituição dessa, ser despejada para qualquer lugar, é muita humilhação e descaso para com esse Patrimônio Público.

Ora, a Secretaria de Educação, tá se achando, ela, sim, é que deveria mudar e ceder seu espaço para a Biblioteca. Questão de logística. Iria tudo até num fusca. Nossa Biblioteca Pública, não pode ser vista quase como um “Patinho Feio” da Educação e da Cultura. MAS. sabe por que ela ainda funciona com esse vibrante dinamismo? Por que ela ainda funciona como um facho luminoso na cidade? Por conta delas:

GUERREIRAS & DINÂMICAS. A equipe coordenada pela Profª Edilamar Arvelos, Jamais deixou a peteca cair. A cidade inteira é sempre convidada para programas de Incentivos à Leitura, projeto a Hora do Conto , conversa com autores , lançamento de obras literárias, saraus. O ano todo, atividades culturais na sua sede e em diversos pontos da cidade. Elas precisam de espaço maior, imenso, híbrido, multifuncional, dinâmico, iguais a elas. Não, menor, asfixiante, nanico como essa “ideia de galinha”.

" Casa da Sabedoria". ( Ou Biblioteca). Precisa-se desse espaço na sociedade para difundir o conhecimento, a cultura e a informação. O povo está lendo mais, sim, mas está compreendendo o mundo e a vida cada vez menos. Quintana, disse: "Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas." . E pessoas mudadas pelos livros, no mínimo, sabem mudar uma Biblioteca...

Enquanto imagino a B. P. M. no melhor prédio da cidade, (Ah! Esqueci de dizer: Quando eu for Prefeito dessa cidade, a Biblioteca Pública, o Mercado Municipal e a Casa de Cultura, terão status de Catedral e Basílica) Alô cabeças pensantes! Por que não, na antiga Cadeia, Cine Rosário, antigo Museu Nacional dos Transportes (Espaço Cultural), Caixa Federal, (assim que mudarem) Antiga sede do Expresso União (centro)... Enfim, há que mudar a Biblioteca Pública, mas, somente para um lugar digno de sua glória imortal.

Portanto, UMA AMEAÇA -TERRÍVEL- FOI DETECTADA (E POR MIM DETESTADA) Eventual mudança esta, que não quero estar por perto pra ver.

Por isto, aqui nosso fiozinho de voz, antes e uma lágrima depois, caso ocorra esta insanidade...

Óbvio Nº 999. Mantenham o Ceu, com as bençãos de Deus; construam uma nova sede para o lendário Clube União Operária, ( Que, pasmem: Faria 93 anos!… mas foi engolido. Nem uma plaquinha, In memoriam, mereceu)

E... Óbvio Nº 1.000, vezes repetido: Só mudem nossa Biblioteca Pública Municipal, para um local digno, inclusivo, suntuoso, funcional, interativo, aconchegante e nobre...

Ela está viva...Seguirão com o enterro?


Todas as notícias