A violência não letal contra jornalistas e veículos de comunicação continua sendo uma preocupação, com 111 casos registrados no ano passado



Da redação da Rede Hoje

O relatório da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) traz dados alarmantes sobre as violações à liberdade de expressão no Brasil em 2023. Embora haja uma redução no número de casos em comparação com o ano anterior, ainda persistem problemas significativos.

De acordo com Portal Imprensa, a violência não letal contra jornalistas e veículos de comunicação continua sendo uma preocupação, com 111 casos registrados no ano passado. É especialmente preocupante notar o aumento em alguns tipos de ataques, como atentados, injúrias e furtos, o que indica uma escalada em certos tipos de hostilidades contra a imprensa.

O assassinato de Thiago Rodrigues é uma tragédia que destaca os perigos enfrentados por jornalistas que trabalham para expor irregularidades e corrupção. O jornalista Thiago Rodrigues, de 34 anos, foi morto a tiros por um homem em uma bicicleta na madrugada desta quinta-feira (28/12) no Guarujá, litoral de São Paulo. Ele participava de uma confraternização no distrito de Vicente de Carvalho quando foi chamado para ir até a rua e alvejado. O suspeito fugiu. Sua morte é um lembrete sombrio das ameaças enfrentadas por aqueles que lutam pela verdade e pela transparência.

A crescente incidência de agressões físicas e ataques virtuais também é alarmante. A cobertura política parece ser um ponto focal para muitas dessas agressões, destacando os riscos enfrentados pelos jornalistas que buscam relatar sobre questões sensíveis e controversas.

A regulamentação e a responsabilização das plataformas digitais são vistas como parte da solução para combater a disseminação de desinformação e discurso de ódio online. Isso é crucial para proteger a liberdade de expressão e fortalecer o Estado Democrático de Direito.

Além disso, o relatório destaca exemplos de assédio judicial e processual contra jornalistas e órgãos de comunicação, o que sublinha a importância de uma justiça imparcial e respeitosa com a liberdade de imprensa.

A atuação da Abert para suspender decisões judiciais que poderiam prejudicar a liberdade de imprensa também é louvável e mostra a importância de organizações dedicadas a defender os direitos dos profissionais da mídia.


Todas as notícias