Presentes lideranças e gestores escolares das cidades de Patrocínio, Cruzeiro da Fortaleza, Guimarânia e Serra do Salitre.

O Seminário Regional do Programa Justiça na Escola, foi realizado no Auditório Geraldo Campos da Prefeitura de Patrocínio. Fotos: Ascom|PMP

Da redação da Rede Hoje

Seminário Regional do Programa Justiça na Escola, foi realizado no Auditório Geraldo Campos da Prefeitura de Patrocínio, na ultima quinta-feira(04). O tema foi: “Os Desafios da Educação Pós Pandemia”.

Estiveram presentes lideranças e gestores escolares das cidades de Patrocínio, Cruzeiro da Fortaleza, Guimarânia e Serra do Salitre e o seminário foi conduzido pelo Juiz de Direito da Vara Criminal e da Infância e Juventude da Comarca de Patrocínio, Dr. Serlon Silva Santos.

As diversas demandas levantadas pelas escolas após o retorno das aulas presenciais, foram debatidas e apontadas especialmente durante os grupos de estudos que estão sendo realizados mensalmente pelo NAE – Núcleo de Atendimento às Escolas de Patrocínio.

Os efeitos da pandemia na educação foram abordados com a sugestão de estratégias para superação dos desafios, bem como uma explanação a respeito das habilidades socioemocionais, inclusive a inteligência emocional, além do alinhamento de diversas questões, especialmente as relativas ao NAE.

O juiz da Infância e Juventude enfatizou a importância de que as escolas sigam a mesma diretriz de ação, pra uma atuação mais efetiva do programa. “As escolas que adotam as Práticas de Ação Educacional – PAE, tem apresentado resultados que comprovam a redução do índice de indisciplina, melhoria no comprometimentos dos pais e responsáveis com a vida escolar dos filhos, além do combate a violência e evasão escolar” afirmou.



O juiz Serlon Santos destacou que muitas crianças e adolescentes que apresentam comportamento agressivo nas escolas, tem enfrentado diversas situações de violação dos direitos.

Serlon
Santos destacou ainda a importância da empatia dos educadores, pois muitas crianças e adolescentes que apresentam comportamento agressivo nas escolas, tem enfrentado diversas situações de violação dos direitos como abandono, negligência, conflitos familiares, convivência com pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas, além de todas as formas de violência (física, sexual e psicológica).

Durante a abertura do Seminário, o vice-prefeito Humberto Donizete Ferreira – Bebé parabenizou o Dr. Serlon Silva Santos pela iniciativa de implantação do Programa Justiça na Escola, destacando a sua importância no contexto educacional de Patrocínio e reafirmando o total apoio do Governo Municipal em sua execução.

Também participaram do evento o Presidente da Câmara Vereador Florisvaldo José de Souza – Valtinho, os Vereadores Natanael Diniz, Leandro Caixeta e José Roberto dos Santos – Salitre, o Defensor Público Dr. Luiz José Galdino Filho, representando o Comando do 46º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Helder Lúcio Vieira, representando a Superintendente Regional de Ensino, Meirilandy Guimarães Santos Souza, o Secretário Municipal de Educação de Patrocínio, Professor Emerson Caixeta, a Secretária Municipal de Educação de Guimarânia, a Secretária Municipal de Educação de Cruzeiro da Fortaleza, e representante da Secretária de Educação de Serra do Salitre.

Todas as notícias